Padronização do vinho brasileiro a regras do Mercosul na pauta do Plenário



O Plenário do Senado poderá votar na terça-feira (5) os pareceres dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Geraldo Mesquita Júnior (PSB-AC) ao projeto de lei da Câmara (PLC 89/2000) que estabelece os padrões a serem seguidos na produção e comercialização do vinho brasileiro em razão de normas do Mercosul. O projeto define os vários  tipos de vinho, assim como estabelece categorias de acordo com a cor e o teor de açúcar, além de fixar parâmetros de graduação alcoólica.

Tanto na Câmara dos Deputados, onde já foi aprovado, quanto nas comissões de Assuntos Econômicos e Sociais do Senado, a matéria mereceu elogios por parte dos relatores. Os parlamentares entendem que essa adequação do vinho brasileiro a padrões internacionais deverá elevar a participação do Brasil no mercado externo.

Simon, por exemplo, observou que o vinho nacional vem melhorando de qualidade, chegando a obter muitos prêmios no exterior - especialmente no que se refere ao tipo espumante. Os pesados investimentos feitos nas vinícolas do Rio Grande do Sul, responsáveis por 90% da produção brasileira, e a abertura de novas áreas produtoras no Vale do São Francisco (Bahia e Pernambuco), têm garantido equilíbrio nas trocas com o exterior: atualmente as importações respondem por 43,9% do consumo nacional.

Espera-se que o aumento das exportações e da participação do vinho nacional no mercado interno possam permitir aumentar a renda e os empregos no setor. De acordo com o deputado Inácio Arruda, esse aumento deve ocorrer como resultado dos investimentos que estão sendo feitos nas regiões tropicais, onde é possível se produzir em qualquer época do ano, mas também pelo plantio direcionado a fabricação de vinhos finos em regiões tradicionais e nos chamados pólos emergentes.



30/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mudança de regras de sabatinas de autoridades entra na pauta do Plenário

Projeto que inclui a Venezuela no Mercosul entra na pauta do Plenário

Novas regras para inibir o tráfico de órgãos na pauta do Plenário

MP com regras para licitações das obras da Copa tranca pauta do Plenário

Projetos na pauta do Plenário criam cargos na Justiça Militar e no Serviço Exterior Brasileiro

Produção de vinho terá novas regras