Paim anuncia vigília em Plenário se proposta que recupera aposentadorias não for aprovada



O senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou nesta terça-feira (11) que fará uma vigília em Plenário se não houver acordo para a aprovação de projeto de sua autoria que recompõe os benefícios dos aposentados. O projeto de lei do Senado (PLS 58/03) atualiza os valores dos benefícios para que os aposentados passem a receber o mesmo número de salários mínimos da época da aposentadoria. A recomposição se daria ao longo de cinco anos, com base em fator de cálculo.

Paim anunciou a realização, nesta tarde, de reunião com o ministro da Previdência, José Pimentel, com o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, e outros parlamentares, para tentar encontrar uma saída que permita a aprovação da matéria.

- Se não construirmos uma alternativa, vamos tentar sensibilizar com a vigília. Tomara que não seja necessário, mas se necessário for, começa hoje [terça-feira] - declarou.

Paim explicou que começará o protesto com um dia de vigília e, se não houver resposta satisfatória, na semana que vem fará uma vigília de dois dias; na outra semana, de três dias; até que seja possível "resolver [a questão] de forma equilibrada, dialogando com todos sobre a situação dos aposentados e dos pensionistas".

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) demonstrou apoio à causa de Paim e lamentou que o governo ajude prontamente os bancos, por meio de medida provisória, e não demonstre sensibilidade em favor dos aposentados.

Paim também é autor também de emendas a um projeto do Executivo (PLC 42/07) estendendo às aposentadorias e pensões o mesmo reajuste concedido ao salário mínimo e de um projeto de lei do Senado (PLS 296/03) que prevê o fim do fator previdenciário no cálculo das aposentadorias. O mecanismo foi criado no governo Fernando Henrique Cardoso para estimular as pessoas a adiar a aposentadoria.

Maternidade

Paulo Paim também parabenizou o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, pela decisão de assegurar às funcionárias da Casa a licença-maternidade de seis meses - benefício concedido às servidoras da Casa desde a última semana.



11/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim anuncia vigília em Plenário, esta madrugada, em defesa dos aposentados

Paim anuncia enquete em seu site sobre proposta do governo para aposentadorias e pensões

CAS vota em turno suplementar proposta que recupera valor de aposentadorias e pensões

Paim anuncia vigília dos aposentados no Congresso em defesa do PLS 58/03

Paim anuncia vigília em defesa dos direitos dos aposentados

Paim comanda vigília por aposentados no Plenário do Senado