Paim anuncia vigília em defesa dos direitos dos aposentados



Ao discursar durante a sessão plenária desta sexta-feira (22), o senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou a realização de uma série de atividades destinadas a reforçar a defesa dos direitos dos aposentados na próxima semana. O primeiro evento será uma missa solene na Catedral Metropolitana de Brasília, na segunda-feira (25), às 9 horas, seguida de caminhada dos aposentados até a Câmara dos Deputados, onde será realizada uma sessão solene.

Paim explicou que, durante a sessão solene, será apresentada uma proposta de vigília noturna, a ser realizada no Plenário da Câmara, para sensibilizar parlamentares e opinião pública para a necessidade de aprovação de algumas medidas legislativas que beneficiam os idosos, como a proposta que acaba com o fator previdenciário, medida já aprovada no Senado e em tramitação na Câmara.

Segundo o senador, o fator previdenciário não apenas reduz o valor das aposentadorias, mas também compromete a correção dos valores do benefício ao longo dos anos. Para ele, o efeito multiplicador desse sistema é "devastador" e precisa ser estancado.

Paim também destacou que, durante a sessão na Câmara, deverá ser debatida a estratégia para derrubar o veto presidencial ao projeto que aumentou o salário mínimo em 16,67%, em 2006. Uma emenda de Paim estendeu esse reajuste a todas as aposentadorias e o governo vetou a medida, concedendo reajuste de apenas 5% aos aposentados e pensionistas.



22/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim registra vigília em defesa de direitos dos aposentados

Paim anuncia vigília dos aposentados no Congresso em defesa do PLS 58/03

Paim anuncia vigília em Plenário, esta madrugada, em defesa dos aposentados

Paim encerra vigília em defesa dos aposentados

Paulo Paim anuncia possível continuação de vigília pró-aposentados

Doze senadores permanecem em vigília em defesa dos aposentados