Paim anuncia vigília em Plenário, esta madrugada, em defesa dos aposentados



O senador Paulo Paim (PT-RS) anunciou a realização de uma vigília, da noite desta terça-feira (18) até as 6h da manhã desta quarta-feira (19), na qual senadores se revezarão na tribuna como forma de pressionar o governo em favor de três projetos já aprovados pelo Senado e que visam a remediar a defasagem dos benefícios dos aposentados e pensionistas. Um projeto acaba com o chamado fator previdenciário, redutor que leva em conta idade, tempo de contribuição e expectativa de sobrevida (PLS 296/03), outro assegura aos benefícios mantidos pela Previdência Social o mesmo reajuste do salário mínimo (PLC 42/2007) e o terceiro estabelece a recomposição das perdas de rendimentos sofridas por aposentados e pensionistas (PLS 58/03).

Paim afirmou que desde 2003 vem negociando, sem sucesso, com os sucessivos ministros da Previdência Social, em defesa dos projetos, que estão na Câmara dos Deputados. A vigília já estava sendo anunciada por ele, com o apoio de um grupo de senadores. O fato de a reunião realizada na Presidência do Senado nesta terça, com a presença do ministro José Pimentel, o presidente da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), e o relator do Orçamento da União de 2009, senador Delcídio Amaral (PT-MS), além de outros senadores, não ter tido o resultado esperado, levou o senador a marcar o protesto para esta madrugada.

- Os números que são colocados à opinião pública fogem totalmente à verdade - disse o senador. Ele afirmou que a Seguridade Social, que engloba as áreas de saúde, assistência e previdência social, teve superávit de R$ 62 bilhões no ano passado.

Paim recebeu os apoios, em apartes, dos senadores Mário Couto (PSDB-PA), José Agripino (DEM-RN), Flávio Arns (PT-PR) e Valter Pereira (PMDB-MS). Couto salientou a "má vontade" do ministro da Previdência nas negociações com os senadores. Agripino pediu uma definição do governo sobre o assunto, pois o Senado, segundo ele, já tomou sua posição ao aprovar os três projetos. Arns lamentou a impossibilidade de participar da vigília, já que tem compromisso em São Paulo, mas se solidarizou com Paim. Valter Pereira afirmou que a Previdência é, na verdade, um seguro para o qual o trabalhar contribui e, como tal, tem direito a receber o benefício correspondente.



18/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim anuncia vigília dos aposentados no Congresso em defesa do PLS 58/03

Paim anuncia vigília em defesa dos direitos dos aposentados

Paim encerra vigília em defesa dos aposentados

Paim registra vigília em defesa de direitos dos aposentados

Paim comanda vigília por aposentados no Plenário do Senado

Paulo Paim anuncia possível continuação de vigília pró-aposentados