Paim apela ao governo chinês pela paz no Tibete
"Nós estamos diante de um triste cenário, onde a liberdade das pessoas está sendo violentamente cerceada", afirmou o senador Paulo Paim (PT-RS), ao manifestar preocupação com os conflitos entre a China e o Tibete e apelar ao governo chinês pela paz na região. Em discurso proferido nesta sexta-feira (11), da tribuna do Plenário, o parlamentar expressou sua admiração pelo líder tibetano Dalai Lama, elogiando sua determinação no sentido da construção de uma política de paz.
- Exilado na Índia, junto com mais de cem mil refugiados tibetanos, o Dalai Lama prega a não-violência. Os acontecimentos que temos acompanhado nos últimos tempos estão fazendo com que ele passe momentos muito difíceis - lamentou.
De acordo com Paim, o governo chinês dificulta o diálogo com o governo do Tibete ao acusar os tibetanos no exílio de, sob a liderança do Dalai Lama, estarem interessados em separar o Tibete da China. Para o senador, os tibetanos buscam apenas a autonomia da região. Os conflitos no Tibete, ressaltou Paim, têm gerado preocupação com a realização das próximas Olimpíadas na China, em agosto.
- Um país que usa da violência para coagir seus cidadãos a renegar seus ideais talvez não seja o lugar mais adequado para a celebração do esporte e dos valores olímpicos. Espero que esses conflitos tenham fim, que a autonomia do Tibete seja respeitada e que seu grande líder possa voltar para casa, para junto de seu povo - frisou o parlamentar
Paim ressaltou que seu discurso "não é contra a China, mas a favor dos tibetanos". Ele disse acreditar na mobilização da população mundial em favor da paz no Tibete.
Ainda em seu pronunciamento, o senador pelo Rio Grande do Sul destacou a importância da decisão do Senado de aprovar "por unanimidade" projeto de sua autoria que extingue o fator previdenciário e modifica as formas de cálculo dos benefícios da Previdência Social. A matéria (PLS 296/03) foi aprovada na quarta-feira (9) pelo Plenário do Senado e enviada para exame da Câmara dos Deputados.
- Aos críticos, vou mostrar que dá para garantir os recursos para implementar a medida, que beneficiará oito milhões de pessoas - ressaltou Paim.
11/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim apela pela reestruturação financeira da empresa Kleper Weber
Paim apela aos deputados pela aprovação do Estatuto da Igualdade Racial
Paim apela à Câmara pela aprovação do projeto de cotas nas universidades
Paim apela ao governo por solução rápida para o Fundo Aerus
Neuto de Conto apela ao governo pela renegociação das dívidas rurais
Kalil apela ao Governo do Estado pela retomada parcial dos Cieps