Paim aponta obras necessárias para Porto Alegre sediar Copa
O senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou, nesta quinta-feira (4) as responsabilidades que a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, terá daqui para frente como uma das sub-sedes da Copa do Mundo de 2010. Depois de demonstrar orgulho pelo que ele chamou de "conquista do povo gaúcho", o parlamentar disse ser preciso garantir que a cidade efetivamente trabalhe em prol das melhores condições para o espetáculo, o conforto e a segurança dos torcedores.
Numa primeira estimativa estão previstos investimentos da ordem de R$ 3 bilhões de recursos do Governo Federal para obras. Outras verbas também serão destinadas pela prefeitura e o governo estadual. Além da reforma do estádio Beira-Rio, haverá a construção de cobertura, camarotes, centro de convenções, hotel, entre outras melhorias, e o erguimento da Arena do Grêmio, dentro dos padrões exigidos pela Fifa, no entroncamento da BR-290 e BR-448.
Fazem parte das obras projetadas no setor viário, a duplicação da Avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio); o Plano Urbanístico da avenida Tronco, com extensão de 3,5 quilômetros; a duplicação e extensão da rua Voluntários da Pátria; a criação dos Portais da Cidade, modelo de transporte que permite acesso mais rápido ao Centro e que reduzirá o número de ônibus; a construção da Rodovia do Parque para ajudar a desafogar o trânsito da BR-116 e melhorar o fluxo de veículos da região metropolitana; a construção da segunda ponte do Rio Guaíba; a realização da primeira fase do Metrô de Porto Alegre, ligando a Lomba do Pinheiro com o centro da cidade emvia subterrânea; a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho; a criação da Linha especial do Aeromóvel, interligando o Aeroporto Salgado Filho à Estação da Linha 1 do Trensurb; a Construção dos viadutos na Rua Anita Garibaldi e na Avenida Bento Gonçalves; e a execução do Plano Diretor Cicloviário, com a construção de vinte quilômetros de ciclovia até 2014.
Paulo Paim mencionou ainda a revitalização do Cais do Porto, com investimentos para a construção de prédios comerciais e de estabelecimentos culturais no trecho que liga a Rodoviária à Usina do Gasômetro; a reforma do Hospital Pronto Socorro; e a reurbanização da área da foz do arroio Cavalhada, dentro do Projeto integrado sócio-ambiental (Pisa);
- Já tivemos muitos desafios na minha terra. Em 2000, 2001 e 2002, por exemplo, Porto Alegre sediou o Fórum Social Mundial. A Copa do Mundo de 2014 vai ser talvez o maior de todos e vai fortalecer, nesse momento histórico, a economia do meu querido Rio Grande do Sul.
Cotas
O senador pediu, ao final de seu discurso, que se registrasse uma homenagem ao jornalista Elio Gaspari por um artigo esclarecedor sobre o sistema de cotas intitulado "As cotas desmentiram as urucubacas".
- Quero dizer que sempre tive, não só por causa desse artigo, um grande respeito por esse jornalista, um profissional arrojado e sem medo de exprimir sua posição e mesmo de enfrentar tabus - assinalou Paim.
04/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Porto Alegre intensifica obras nos principais pontos da cidade para a Copa
Prefeitura de Porto Alegre recebe novas propostas para obras de mobilidade urbana da Copa
Autoridades pedem rapidez na liberação de recursos para obras da Copa em Manaus e Porto Alegre
Porto Alegre realiza ação para voluntariado na Copa
Porto Alegre escolhe Mano Menezes para embaixador da Copa
Aeroportos de Porto Alegre e Curitiba estão prontos para Copa