Paim cobra aprovação de projetos que garantam dignidade de aposentados
Paulo Paim citou também a proposta de emenda Constitucional (PEC) 13/06, de sua autoria, que vincula os benefícios dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) ao salário mínimo. A proposta está aguardando a escolha de um relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Outra PEC que aguarda, na CCJ, a indicação do relator, é a 95/03. Ela estipula que os portadores de deficiência se aposentarão aos 30 anos de contribuição, se homens, e depois de contribuírem 25 anos, no caso das mulheres.
Paulo Paim também se referiu a projetos aprovados pela Comissão Mista do Salário Mínimo, da qual foi relator. Um deles foi o projeto de lei (PLS 101/07) que estipula uma regra permanente para o reajuste anual do salário mínimo. A correção monetária do salário seria auferida a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou de índice similar. O aumento real seria equivalente, no mínimo, ao dobro da variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) do exercício anterior.
Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) classificou de desumano o reajuste que o governo federal está oferecendo aos aposentados e pensionistas. O Ministério da Previdência anunciou na semana passada que as aposentadorias e pensões dos que recebem acima de um salário mínimo terão reajuste de 3,3 %. O senador pelo Pará garantiu que apoiará as iniciativas de Paim que visam resgatar a dignidade dos idosos.17/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim cobra da Câmara aprovação de projetos em benefício dos aposentados
José Nery cobra aprovação de projetos que beneficiam aposentados
Paim pede a aprovação de projetos que beneficiam aposentados
Paim defende aprovação de projetos em favor de aposentados
Paim e Lúcia Vânia defendem aprovação pela Câmara de projetos que beneficiam aposentados
Paim confirma vigília até meia-noite pela aprovação de projetos em benefício dos aposentados