Paim comemora aprovação de projeto que regulamenta greve de servidores
Em pronunciamento nesta quarta-feira (3), em Plenário, o senador Paulo Paim (PT-RS) saudou a aprovação de substitutivo do senador Expedito Júnior (PR-RO) a projeto de sua autoria que regulamenta o direito de greve dos servidores públicos (PLS 84/07). A matéria foi aprovada, na manhã desta quarta-feira, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e agora será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em caráter terminativo - se aprovada pela CCJ, seguirá direto para a Câmara, caso não haja recurso de nove senadores para apreciação da proposta pelo Plenário pelo Senado.
Paim elogiou o substitutivo do senador Expedito Júnior, que foi aprovado por unanimidade, acrescentando que agora deverá ser realizada uma audiência pública na CCJ, em conjunto com a Comissão de Assuntos Sociais, para debater o assunto.
Paim também saudou o ministro da Previdência e Assistência Social, Luiz Marinho, por ter dado agilidade no atendimento aos pedidos de concessão de aposentadoria encaminhados ao ministério. Segundo ele, o prazo atual para a concessão do benefício é de 30 dias, contra os 60 dias verificados anteriormente.
O senador gaúcho também registrou a mobilização feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo do Sobrado (RS), contrário a qualquer proposta de reforma da Previdência que amplie a idade do trabalhador rural para efeito de concessão de aposentadoria. Na avaliação de Paim, qualquer alteração nas normas atuais da Previdência sobre a matéria só poderá vigorar para os trabalhadores que ingressarem no regime previdenciário a partir da aprovação da mudança.
Paim também comunicou ter recebido documento encaminhado pelo Sindicato Nacional de Docentes, intitulado Em Defesa da Universidade Pública e da Valorização do Trabalho Docente. Segundo o senador, desde maio os professores vem negociando a reposição salarial da categoria, em entendimentos mantidos junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O senador também registrou o lançamento nesta quarta-feira, em São Paulo, do livro Trabalhadores do Brasil - Uma história do movimento sindical, de autoria do presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Antônio Neto. A obra traz prefácio do ex-ministro do Trabalho e Previdência Social, Almino Alfonso.
03/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim comemora aprovação de projeto que regulamenta direito de greve de servidores
Paim comemora aprovação de projeto que regulamenta centrais sindicais
Paim defende aprovação de projeto que regulamenta atividade de motofrete
Paim elogia aprovação de projeto que regulamenta exercício da medicina
Aélton comemora aprovação do projeto que regulamenta agricultura orgânica
Jucá comemora aprovação de projeto que regulamenta profissão de comerciário