Paim comemora diminuição da pobreza e expansão da classe média



Ao discursar nesta quinta-feira (7) em homenagem ao centenário de nascimento do geógrafo, médico e político Josué de Castro, autor, entre outras obras, de Geografia da Fome, o senador Paulo Paim (PT-RS) comentou os recentes dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) que demonstram a diminuição da pobreza e a expansão da classe média no Brasil.

Na interpretação do senador, além da política de valorização do salário mínimo e do crescimento da geração de empregos, diversos programas do governo federal tiveram papel preponderante para o país chegar nesse cenário positivo: Bolsa Família, Luz para Todos, Fome Zero, ProUni, Plano Agrícola e Pecuário, Plano Nacional para a Agricultura Familiar, Programa Brasil Exportador, Farmácia Popular, Brasil Alfabetizado, Programa de Habitação Popular, entre outros.

O estudo "A Nova Classe Média", da Fundação Getúlio Vargas (FGV), citou Paim, demonstra que, de 2002 até abril de 2008, a porcentagem de famílias com rendimentos entre R$1.064 e R$4.591 passou de 44.19% para 51.89%.

Já o estudo Pobreza e "Riqueza no Brasil Metropolitano", do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), continuou Paim, mostra que a taxa de pobreza nas seis maiores regiões metropolitanas do Brasil caiu 10,9% se considerado o período de 2003 a 2008. Em 2003, disse o senador, o país tinha 15,4 milhões de pessoas vivendo em situação de pobreza e, hoje, esse número é de 11,3 milhões.

- Ora, se quase quatro milhões de pessoas vivem em uma situação melhor, só posso dizer que é bom. Vou dizer que é ruim? Seria uma incoerência - avaliou Paim, acrescentando que, no mesmo período, o número de indigentes diminuiu 43%.

Rubéola

Paim aproveitou para conclamar a população brasileira a participar da campanha Brasil Livre da Rubéola, encabeçada pelo Ministério da Saúde. A campanha terá início no próximo sábado e se estenderá até o final de setembro. Em aparte, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) elogiou o pronunciamento do colega gaúcho.



07/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp diz que classe média caminha em direção à pobreza

Tião Viana diz que redução da pobreza e aumento da classe média mostram "Brasil chegando ao futuro"

Augusto Botelho comemora crescimento da classe média brasileira

Suplicy comemora diminuição da pobreza

Suplicy comemora diminuição da pobreza

Projeto irá mapear classe média brasileira