Raupp diz que classe média caminha em direção à pobreza
A classe média está avançando em direção à pobreza, alertou nesta sexta-feira (15), em Plenário, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO). Tomando por base levantamento realizado por setores da indústria e do comércio, ele afirmou que os sinais de decadência estão a olhos vistos e ganham consistência diante dos indicadores econômicos que, observou, apontam para a redução drástica do consumo e da poupança.
- Os desafios que se interpõem à sobrevivência da classe média são amplos e numerosos. Mas poderão ser enfrentados a partir da consciência dos problemas e de uma intransigente defesa que contemple, por exemplo, a denúncia das injustiças fiscais e a permanente exigência de salários dignos. As atuais taxas de juros praticadas no país inviabilizam quaisquer iniciativas no desafiante mercado competitivo - afirmou o senador.
Valdir Raupp reconheceu, entretanto, que o processo de empobrecimento da classe média não é de agora e que começou a se desenvolver nos últimos 10 anos. Mas admitiu que a atual estagnação da economia brasileira não só atingiu esse setor da sociedade, mas a população como um todo, podendo levar o país para o que chamou de -um perigoso processo da recessão-.
O senador lembrou que o -brutal- aumento dos preços ao consumidor registrado no ano passado e no início de 2003 chegou ao fim, mas não livrou o país da recessão, do desemprego recorde e do achatamento salarial. Com isso, acrescentou Valdir Raupp, a produção industrial está despencando, o comércio não tem para quem vender e o poder de compra cada vez menor da população sequer permite a aquisição de alimentos básicos.
15/08/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim comemora diminuição da pobreza e expansão da classe média
Raupp quer reduzir "sacrifício" da classe média com pagamento do IRPF
Tião Viana diz que redução da pobreza e aumento da classe média mostram "Brasil chegando ao futuro"
Projeto irá mapear classe média brasileira
Endividamento é uma das principais vulnerabilidades da classe média
Inflação da classe média paulista foi 6,23% em 12 meses