Tião Viana diz que redução da pobreza e aumento da classe média mostram "Brasil chegando ao futuro"



Dizendo-se "entusiasmado" e "esperançoso", o senador Tião Viana (PT-AC) festejou os resultados do levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado na terça-feira (5), o qual revelou que mais da metade das famílias brasileiras já integram a classe média, com renda superior a R$ 1.090 por mês. O parlamentar ressaltou que o trabalho, que comparou a renda dos brasileiros entre os anos 2002 e 2007, confirma uma redução no número de famílias que vivem na pobreza extrema - caiu de 12,7% para 6,6%.

Segundo o senador, as famílias da classe média, que representavam 44% dos brasileiros em 2002, agora já somam 52%. Tião Viana considerou da maior importância que o percentual de famílias pobres tenha se reduzido, nesse período, de 35% para 24%.

- Essa é uma resposta aos problemas que os brasileiros conhecem há décadas. É uma resposta do governo Lula aos desafios que temos. É uma resposta que começou antes, com o Plano Real, no governo anterior. Redução de pobreza e aumento das famílias de classe média é algo muito importante acontecendo em um país latino-americano. Mostra o Brasil chegando ao seu futuro - afirmou.

O senador pelo Acre observou que o crescimento econômico com maior justiça social também vem aumentando o número de ricos do país, que subiu de 0,8% para 1% da população - de 448 mil famílias para 476 mil.

Para ele, este é um excelente momento vivido pelos brasileiros, que experimentam, além do aumento da renda, crescimento do emprego com carteira assinada, investimentos empresariais e apoio às famílias extremamente pobres com programas como o Bolsa Família.

- Eu, que sou da década de 60, que vi um período de crescimento econômico, mas sem liberdades, que fiquei desalentado como todos os brasileiros pelas dificuldades dos anos 80, mas esperançoso com a redemocratização, fico realmente entusiasmado com esses resultados econômicos e sociais apresentados ao país pelo presidente Lula - afirmou.



07/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp diz que classe média caminha em direção à pobreza

Paim comemora diminuição da pobreza e expansão da classe média

ACM DIZ QUE CLASSE MÉDIA NÃO SERÁ ATINGIDA COM AUMENTO DE IMPOSTO

ACM DIZ QUE CLASSE MÉDIA NÃO SERÁ ATINGIDA COM AUMENTO DE IMPOSTO

ACM DIZ QUE CLASSE MÉDIA NÃO SERÁ ATINGIDA COM AUMENTO DE IMPOSTO

Aumento da classe média gera mais exigências nos países emergentes