Paim comemora índices positivos da educação no Rio Grande do Sul



De acordo com levantamento realizado recentemente pelo Ministério da Educação, quatro em cada dez universidades, centros universitários e faculdades gaúchos melhoraram sua posição no ranking nacional. O registro foi feito em Plenário nesta quarta-feira (2) pelo senador Paulo Paim (PT-RS).

O parlamentar informou que a avaliação do ministério é feita através do Índice Geral de Cursos (IGC), que permite saber se as instituições são capazes de manter os cursos que oferecem ou de abrir novos. Pelo mesmo levantamento, porém, apontou ele, um terço das instituições gaúchas apresentou queda nas posições. Paim disse que esse dado será tema de um pronunciamento específico.

Paim registrou ainda que, de acordo com matéria veiculada pelo jornal Zero Hora, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) foi avaliada entre as 200 melhores instituições de ensino superior do mundo. De acordo com avaliação do Ministério da Educação da Espanha, a UFRGS ocupa a posição de número 152. No Brasil, de acordo com a matéria citada pelo senador, a Universidade de São Paulo ocupa a melhor colocação (38ª).

Aposentados

O senador também registrou sua presença, em 24 de junho deste ano, em evento realizado no Ministério do Trabalho, com a presença do ministro Carlos Lupi, em que a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) foi reconhecida como legítima e única representante de pensionistas, idosos e aposentados do Brasil.

Paim lembrou que a Cobap surgiu em 1985, como resultado do empenho e ação de grupos de aposentados que buscavam uma organização que pudesse representá-los nacionalmente. Atualmente, é presidida por Warlei Martins.



02/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expectativa de vida é um dos índices positivos de SP no IDH

Fátima Cleide homenageia professores e comemora melhoria nos índices de educação

Eduardo Braga destaca índices positivos da economia

CASILDO EXIBE ÍNDICES POSITIVOS DE SANTA CATARINA

Paim comemora decisão que obriga a Ford a indenizar o Rio Grande do Sul

Paim comemora acordo para votação de empréstimo ao Rio Grande do Sul