Paim comemora lançamento da campanha "Preconceito, Discriminação Zero"



O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou em Plenário o lançamento da campanha "Preconceito, Discriminação Zero", ocorrido na sessão especial do Senado realizada na manhã desta terça-feira (13), destinada a celebrar os 120 anos de Abolição da Escravidão no país.

Considerando a abolição da escravidão como um processo inconcluso, Paim alertou para a necessidade de se modificar a forma de pensar e de enxergar o mundo vigente na sociedade brasileira.

- No dia em que completamos os 120 anos de uma abolição que, na verdade, não se deu por completo, é tempo de desalojar o racismo que por séculos e séculos foi propagado. É tempo de jogar pelas janelas os preconceitos e atitudes discriminatórias - disse.

Paim leu ainda o manifesto que detalha os objetivos da campanha, baseada na obra de Florestan Fernandes.

Em aparte, Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Paim e fez também um apelo para que o senador gaúcho reveja suas divergências com o cantor Caetano Veloso acerca da reserva de vagas em universidades para estudantes negros. O cantor é contrário à política de cotas.

No mesmo pronunciamento, Paim destacou a importância da mobilização para a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do PL 73/99, que institui Sistema Especial de Reserva de Vagas para estudantes egressos de escolas públicas, em especial negros e indígenas, nas instituições públicas federais de ensino superior.



13/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comemora lançamento de campanha dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Paim destaca pesquisa e campanha do Senado contra discriminação racial

Paim destaca lançamento da Campanha da Fraternidade 2013

Paim comemora lançamento do Bolsa Permanência Universitária

Paulo Paim destaca lançamento de campanha contra violência

Paim anuncia lançamento da campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama