Paim comemora liberação das importações de produtos brasileiros pela Argentina



O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a liberação pelo governo argentino da importação de produtos brasileiros que estavam retidos na fronteira do Rio Grande do Sul com aquele país, entre os quais cerca de um milhão de pares de calçados, bem como grande quantidade de móveis e embutidos.

Agradecendo a atuação no episódio da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, Paim, informou que o embargo argentino das mercadorias brasileiras estava já ameaçando a situação econômico-financeira dos setores produtivos afetados.

Paim disse ainda, com base em dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, que as indústrias calçadistas brasileiras amargaram prejuízos de mais de US$ 13,2 milhões devido ao impedimento à exportação pelo governo argentino.

- O Brasil tem mantido uma política amigável com os parceiros econômicos e tem preservado boas relações com os demais países, especialmente com os hermanos do Mercosul. Mas não abriremos mão de preservar os interesses dos empresários e dos trabalhadores brasileiros e de defender a liberação do comércio e a remoção de barreiras nas fronteiras - afirmou o senador.



09/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia comemora liberação da entrada de sapatos brasileiros na Argentina

Paim anuncia debate da CDH sobre barreiras comerciais da Argentina a produtos brasileiros

CDH continua discussão de barreiras impostas pela Argentina a produtos brasileiros

Ministro argentino nega barreiras contra importações de produtos brasileiros

Maiores quedas nas importações entre os 20 países que mais importam produtos agropecuários brasileiros

CDH discute barreiras da Argentina a produtos brasileiros