Paim comenta racismo contra atores e saúda Dia da Liberdade na África



O recente constrangimento sofrido por três atores negros do filme Cidade de Deus, Leandro Firmino da Hora, Luís Carlos Lomenha do Nascimento e Émerson Gomes do Nascimento, que denunciaram um policial de São Paulo por prática de racismo, foi alvo de protestos do senador Paulo Paim (PT-RS). Na mesma ocasião, o parlamentar registrou a passagem, no último dia 27 de abril, do Dia da Liberdade, data comemorativa das primeiras eleições multirraciais da África do Sul e marco do fim do regime de segregação racial no país.

Ao comentar o ato de discriminação racial contra os artistas, Paim destacou dois projetos de lei de sua autoria destinados a combater essa prática criminosa. Enquanto o PLS nº 13/2004 altera o Código Penal para incluir a previsão de agravante nos crimes motivados por racismo, o PLS nº 77/2004 modifica um conjunto de leis para coibir possíveis abusos da autoridade policial na abordagem de cidadãos em vias públicas. E pediu pressa ao Senado no exame das duas proposições.

Previdência e salário mínimo

Após abordar essas questões, o senador pelo Rio Grande do Sul comentou reunião de lideranças da Câmara e do Senado na casa do presidente do Senado, José Sarney, para tratar da PEC paralela da Previdência e do reajuste do salário mínimo. Inicialmente, informou que está sendo negociada a votação da matéria previdenciária em maio na Câmara e em junho no Senado. Quanto ao salário mínimo, deve ser formada uma comissão informal para buscar uma forma de reajuste permanente do piso e mecanismos para elevá-lo a R$ 300.

Paim registrou ainda voto de aplauso, apoiado pelos demais senadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, aos dirigentes do grupo RBS pelos 40 anos de fundação do jornal Zero Hora, de Porto Alegre.

- Fazemos votos para que o jornal Zero Hora prossiga nessa trilha que o consagrou como porta-voz legítimo das aspirações do povo do Rio Grande, da Região Sul e certamente de todo o Brasil - disse.



04/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cândido representará Senado em conferência contra o racismo na África do Sul

Paim protesta contra episódio de racismo em Brasília

Paim propõe campanha educativa contra o racismo

Paim lamenta caso de racismo contra árbitro no Rio Grande do Sul

Paim pede leis mais duras contra o racismo

Paulo Paim destaca data para celebrar poesia, inclusão de portadores de Síndrome de Down e luta contra o racismo