Sibá comenta livro sobre relatório da CIA



O livro O Relatório da CIA - Como será o mundo em 2020 foi objeto de comentários do senador Sibá Machado (PT-AC) durante discurso em Plenário nesta quinta-feira (17). Essa obra trata de possíveis cenários que teriam sido elaborados pela agência de inteligência dos Estados Unidos para a situação internacional dos próximos anos. O parlamentar ressaltou que, entre outros pontos, o livro trata de como poderá estar o Brasil em 2020.

Sibá declarou que o relatório destaca a democracia, a economia diversificada, a "população empreendedora e as sólidas instituições brasileiras". E citou trecho do livro no qual se afirma que "o sucesso ou o fracasso do Brasil na tentativa de equilibrar medidas econômicas pró-crescimento com uma agenda social ambiciosa - a qual busque reduzir a pobreza e igualar a distribuição de renda - terá um profundo impacto no desempenho econômico e político da América Latina nos próximos 14 anos".

- Ou seja, mesmo em uma análise que visa a um mundo cada vez mais globalizado, a possibilidade de o Brasil ascender à liderança mundial depende da capacidade de combater a pobreza e de superar a absurda concentração de riquezas - disse ele.

De acordo com o senador, o relatório prevê que o poder mundial continuará concentrado com as atuais potências reunidas no G-8, mas que, "a esse pequeno clube, deverão ter acesso mais uns poucos países: além de China e Índia, também são candidatos Brasil, Indonésia e, de forma mais limitada, África do Sul".

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que "o PT, que sempre condenou os norte-americanos e o imperialismo, faz agora a apologia de um relatório da CIA e nele se baseia para os seus próximos passos". Ao responder, Sibá afirmou ser necessário "manter o debate em nível elevado" e que Heráclito o estava "tratando de forma preconceituosa".

Reajustes salariais

Sibá também destacou em Plenário a constatação, feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de que os reajustes salariais do primeiro semestre foram os maiores, em termos semestrais, desde 1996, ano em que o Dieese começou a fazer esse levantamento.

17/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sibá comenta artigo sobre livro de Mercadante

ALCÂNTARA COMENTA RELATÓRIO DA ONU SOBRE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Valdir Raupp comenta relatório da ONU sobre recursos hídricos

Paim comenta relatório da Unicef sobre educação no Brasil

Cristovam comenta números de relatório sobre a educação no Brasil

Sibá Machado apresenta relatório sobre distúrbios eleitorais no Amazonas