Paim critica fechamento de escolas públicas no Rio Grande do Sul



O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou sua preocupação em Plenário, nesta segunda-feira (3), com a possibilidade de fechamento, pelo governo estadual, de 105 escolas públicas no Rio Grande do Sul. Ao relatar visita ao seu gabinete de professores, alunos e servidores das instituições de ensino ameaçadas de extinção, Paim fez um apelo à governadora Yeda Crusius para que reconsidere sua decisão.

De acordo com o petista, o governo estadual justifica o fechamento com dados do Censo Escolar de 2007, que teria contabilizado a redução de 400 mil alunos na rede pública. Paim também leu nota do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul condenando "a forma como a educação está sendo vista pelo governo do estado, não como política pública, mas sim como um fardo pesado a ser carregado".

- Faço um apelo à governadora Yeda Crusius para que reveja essa sua posição, estabeleça diálogo com o Centro de Professores do Rio Grande do Sul (CPERS) e com a União Gaúcha de Estudantes, para que encontrem uma forma de evitar que essas escolas sejam fechadas e esses alunos sejam destinados a estudar em escolas a quilômetros de distância de suas moradias - declarou.

Responsabilidade social

No mesmo discurso, Paim comentou o desenvolvimento da cultura de responsabilidade social entre as empresas brasileiras. Citando dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o senador lembrou que, em 2004, foram aplicados R$ 4,7 bilhões em ações sociais pelo setor empresarial, valor correspondente a 0,27 % do Produto Interrno Bruto (PIB) do período.

O parlamentar observou que o conceito de responsabilidade social, longe de se constituir em ação filantrópica, sobressai atualmente como um diferencial de mercado, evidenciando a preocupação das empresas, não apenas com o lucro, mas também com a comunidade.



03/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH discute fechamento de escolas do MST no Rio Grande do Sul

Vital do Rêgo critica governo da Paraíba por fechamento de escolas

Maria do Carmo critica governo por situação das escolas públicas

Representante do setor privado critica modelo de gestão das escolas públicas

Paim elogia aprovação de projeto que estabelece cotas para estudantes de escolas públicas

Paim defende projeto que cria sistema de cotas nas universidades públicas e escolas técnicas