Paim elogia aprovação de projeto que estabelece cotas para estudantes de escolas públicas
Em pronunciamento nesta terça-feira (8), o senador Paulo Paim (PT-RS) registrou a aprovação, na semana passada, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), de projeto (PLS 546/07) de autoria da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) que reserva 50% das vagas em instituições públicas federais de ensino superior, profissional e tecnológico para estudantes oriundos de escolas públicas. Paim, que relatou a matéria, disse que a medida objetiva "romper por meio da educação o ciclo de pobreza e exclusão que atinge milhares de brasileiros, em especial os jovens".
- Fomos favoráveis à idéia por ela vir ao encontro daquilo que defendemos nessas mais de duas décadas aqui no Congresso Nacional - disse Paim, salientando que a proposição inclui projeto já arquivado de sua autoria, que garantia 50% das cotas no ensino superior para alunos de escolas públicas.
Paim lembrou, ainda, que também inseriu em seu relatório ao projeto de Ideli cotas para pessoas com deficiência.
- Assim, esses brasileiros, ao lado dos mais pobres, dos negros e dos índios, que já estavam contemplados no projeto original, terão maior acesso à educação - enfatizou, acrescentando que a matéria, por ter sido aprovada em decisão terminativa, vai ao exame da Câmara dos Deputados sem necessidade de votação no Plenário do Senado.
Ainda em seu pronunciamento, o senador defendeu a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC 24/05) que institui o Fundo Nacional de Ensino Profissionalizante (Fundep). A medida, conforme justificação do autor, tem o objetivo de democratizar o acesso a cursos profissionais.
08/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim pede aprovação de cotas nas universidades federais para estudantes negros e de escolas públicas
Paim defende projeto que cria sistema de cotas nas universidades públicas e escolas técnicas
Paim comemora aprovação de cotas para escola pública em universidades públicas, mas cobra Estatuto da Igualdade Racial
Aguarda emendas projeto que cria cotas nas universidades estaduais para alunos de escolas públicas
Projeto institui Semana Turística para estudantes de escolas públicas
Paim apela à Câmara pela aprovação do projeto de cotas nas universidades