Paim defende aposentadoria especial para diretores e ensino profissional



O senador Paulo Paim (PT-RS) se disse preocupado com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) impetrada pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, contra a Lei nº 11.301/06. Enquanto o procurador-geral da República considera inconstitucional a extensão - a diretores de escola, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino - da aposentadoria especial dos professores, prevista nessa lei , Paim acredita que a isonomia proposta tem amparo legal e contribui para a valorização profissional e para a melhoria do ensino.

- A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação [CNTE] vai lutar para que essa ação seja julgada pelo Supremo Tribunal Federal [STF] de forma a reconhecer o direito de diretores, orientadores educacionais, servidores e especialistas em educação à aposentadoria especial - adiantou.

Educação profissional

A importância do ensino profissional na ampliação das oportunidades de trabalho dos jovens brasileiros também foi assinalada por Paim e endossada, em aparte, pelos senadores Roberto Saturnino (PT-RJ) e Marco Maciel (PFL-PE). Ao tratar do assunto, o petista aproveitou para destacar o centenário da Escola Técnica Estadual Parobé, no Rio Grande do Sul, e a intenção do governo federal de investir mais na educação profissional.

A estratégia de atrair mais recursos para esse setor passa, por exemplo, pela aprovação de duas proposições de iniciativa de Paim: o PLS 274/03 e a PEC 24/05, que tratam do Fundo de Desenvolvimento e Qualificação do Trabalhador (Fundep). As duas matérias deverão ser debatidas em audiência pública no Senado no próximo dia 5 de setembro.

28/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim defende aposentadoria especial para profissionais de áreas insalubres

Paim propõe aposentadoria especial para paraplégicos

Proposta de Paim consolida regras para concessão de aposentadoria especial

VALADARES DEFENDE APOSENTADORIA ESPECIAL PARA MULHERES

Paim propõe dar aposentadoria especial a taxistas

JEFFERSON PÉRES DEFENDE APOSENTADORIA ESPECIAL PARA MULHERES