Paim defende aprovação da PEC dos procuradores municipais



O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou nesta quinta-feira (21) o pedido da Associação Nacional de Procuradores Municipais para que o Congresso Nacional aprove a Proposta de Emenda Constitucional 17/2012, que regulamenta a Advocacia Pública Municipal. De acordo com a PEC, os procuradores dos municípios exercerão a representação judicial e a consultoria jurídica dos municípios, a exemplo dos procuradores dos estados e do Distrito Federal.

Paulo Paim leu em Plenário carta encaminhada pela entidade destacando a importância da aprovação da proposta. O documento explica que aos procuradores municipais cabem as orientações jurídicas e normativas que regulam a atuação do gestor público municipal. Assim sendo, defendem os procuradores, é preciso que as “estruturas funcionais” sejam fortalecidas para assegurar melhores quadros e um trabalho de qualidade. A constitucionalização da carreira contribuiria nesse sentido.

Na carta, a entidade ainda ressalta que os procuradores municipais são profissionais integrantes de carreira típica de Estado, “aptos a não permitir ilegalidade, como, por exemplo, contratações irregulares e licitações que sejam fraudulentas”.

O senador lembrou que a entidade já havia divulgado uma nota técnica sobre a PEC, esclarecendo entre outras coisas que, com a aprovação da matéria, não será preciso instalar toda uma estrutura de procuradoria em cada município, mas tendo a cidade ao menos um procurador efetivo o trabalho estaria preservado.

A nota técnica lida pelo senador acrescenta que a PEC 17/2012 corrige a omissão da Constituição de 1988 que, apesar de estruturar o município como ente federativo e autônomo, deixou de fora a figura do procurador municipal.

- Na Câmara dos Deputados todos os líderes partidários, liderança do governo e minoria, encaminharam o voto 'sim' pela aprovação da PEC (153/03 na Câmara), a qual, em segundo turno obteve 406 votos favoráveis. Essa luta tem nosso total apoio e eu espero que, a exemplo da Câmara dos Deputados, esta Casa vote favoravelmente pelo justo anseio da categoria – afirmou Paim.

Comerciários

Paulo Paim registrou ainda a aprovação, na quarta-feira (20), do Projeto de Lei do Senado 115/2007, de sua autoria, que regulamenta a profissão de comerciário. Segundo o senador, a proposta beneficia 12 milhões de brasileiros.

O senador ressaltou que a medida garante o turno de seis horas ao profissional e piso salarial e estabelece o dia 30 de outubro como o Dia Nacional dos Comerciários em todo o país.

Em aparte, o senador Wellington Dias (PT-PI) parabenizou Paim pelo trabalho na elaboração da proposta, reforçando a importância dos comerciários para o país.

Aerus

Paim também registrou audiência do Sindicato Nacional dos Aeronautas com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Um dos assuntos em pauta foi a situação dos aeronautas e aeroviários, especialmente a antecipação de tutela do caso Aerus, cassada pelo desembargador Moreira Alves, do TRF da 1ª Região, desrespeitando frontalmente a autoridade da decisão do Plenário do STF, na SL 127. Segundo Paim, o presidente do STF mostrou “que é sensível à causa e comprometeu-se a analisar o quanto antes o pedido feito pela entidade e pelos seus advogados”.

Desde 2006, ano em que o Fundo Aerus foi liquidado, 816 idosos já faleceram e os que ainda sobrevivem estão recebendo por volta de 8% do que deveriam receber.



21/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim defende maior proximidade entre Congresso e câmaras municipais

Paim defende aprovação de 'lei das cotas'

Paulo Paim defende aprovação da PEC da Geap

Paim defende aprovação de PEC que cria Fundep

Paim defende aprovação de reforma do Judiciário

Secretários e procuradores municipais poderão responder por crime de responsabilidade