Paim defende o aproveitamento do carvão mineral



O senador Paulo Paim (PT-RS) chamou nesta sexta-feira (25) a atenção do governo, em Plenário, para a necessidade de criação de uma política voltada para o aproveitamento do carvão mineral. Ao sugerir a instituição de um Conselho Nacional do Desenvolvimento do Carvão, no âmbito do ministério de Minas e Energia, Paim lembrou que o carvão mineral representa a principal fonte primária para a produção de energia elétrica e que o Brasil possui reservas de 32,4 bilhões de toneladas do combustível.

O parlamentar gaúcho também atentou para o fato de o setor possuir significativo potencial gerador de empregos, especialmente no Rio Grande do Sul, que, conforme informou, detém mais de 89% das reservas brasileiras de carvão. Ali, no entanto, observou, pela ausência de uma política consistente de aproveitamento do combustível, ainda se importa 85% do carvão consumido no estado.

Paim contou que estudos desenvolvidos pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração de Carvão do Rio Grande do Sul estimam que só a abertura das obras para a construção da usina de Jacuí I possibilitaria a criação imediata de 1500 postos de trabalho diretos e 4500 empregos indiretos na produção de carvão para a região.

Outra vantagem em investir-se nas usinas termelétricas, disse o senador, é a possibilidade de produção de energia elétrica, utilizando-se combustível nacional de baixo custo e que permanece imune às variações cambiais que os combustíveis importados apresentam atualmente.

O senador Mão Santa (PMDB-PI), em aparte, elogiou o discurso do senador Paulo Paim, salientando a constante preocupação do parlamentar com as questões do trabalhador e da realização da reforma agrária. Também a senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) cumprimentou Paim pela forma com que o senador aborda, em seus discursos, os temas relacionados com a necessidade de estimular a fixação do trabalhador no interior do país, evitando-se o fluxo para as cidades grandes.

Ainda o senador Marcelo Crivella (PL-RJ) aparteou Paulo Paim, para defender a realização de uma reforma agrícola que vise assentar os trabalhadores beneficiados pela reforma agrária que estão sendo implementadas pelo governo.

Mulher Negra

Ao cumprimentar todas as mulheres negras do Brasil, o senador Paulo Paim aproveitou para registrar a comemoração nesta sexta-feira (25) do Dia Internacional da Mulher Negra, lembrando que esse é o segmento mais expressivo e combativo do movimento negro. Citou ainda a visita que recebeu, na última quinta-feira (24), de uma delegação norte-americana composta por representantes de entidades que supervisionaram a aplicação de ações afirmativas nos Estados Unidos.



25/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Zambiasi defende uso energético do carvão mineral

Carvão Mineral

Paulo Paim defende investimento em energia de carvão

Carvão mineral recebe investimentos em tecnologia

Pesquisadores usam cinzas de carvão mineral no tratamento de efluentes

Senadores gaúchos pedem estímulo para carvão mineral