Aguarda emendas projeto que cria cotas nas universidades estaduais para alunos de escolas públicas
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aguarda o final do prazo para o recebimento de emendas ao projeto de lei do senador Carlos Wilson (PTB-PE) que destina 50% das vagas nos cursos de graduação das universidades públicas estaduais aos alunos de escolas públicas estaduais de ensino médio. O projeto estabelece que terão direito ao benefício os alunos que tenham cursado os três anos do ensino médio em escolas públicas, e não dispensa os beneficiários da aprovação no vestibular.
Além disso, o senador assinalou que alunos de escolas públicas também enfrentam uma série de dificuldades que os impede de ter uma preparação adequada e específica para o vestibular. Com isso, continuou, são atraídos precocemente para o mercado de trabalho e ficam em desigualdade de condições com alunos de escolas particulares.
"Caso não seja assegurado aos alunos egressos das escolas públicas o acesso às universidades públicas estaduais, esses alunos, ou estarão definitivamente alijados do ensino superior por não poderem pagar as altas anuidades das universidades particulares, ou restar-lhes-á um ensino superior fraco, caro e inútil porque feito com tantas dificuldades que impedem o aprendizado adequado", afirma o senador.
25/02/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim defende projeto que cria sistema de cotas nas universidades públicas e escolas técnicas
CCJ aprova cotas em universidades públicas para alunos carentes
CCJ aguarda inclusão de novo projeto para votar sistema de cotas nas universidades
Paulo Paim pede aprovação de cotas nas universidades federais para estudantes negros e de escolas públicas
Projeto que reserva cotas em universidades aguarda análise da CCJ
Adiada votação de cota em universidades federais para alunos de escolas públicas