Paim defende recuperação de salários de aposentados e pensionistas



Primeiro a discursar nesta terça-feira (12), o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o Brasil precisa de uma política de recuperação dos salários dos aposentados e pensionistas. Paim disse que o país já avançou bastante na questão do salário mínimo, mas observou que os vencimentos dos aposentados continuam perdendo valor com o passar dos anos.

O senador comemorou o fato de o novo salário mínimo ser de R$ 412,40 - podendo chegar até a R$ 420 - e afirmou que o mínimo é "o melhor distribuidor de renda deste país". De acordo com Paim, pesquisas demonstram que a qualidade de vida da população mais pobre aumenta quando o valor do mínimo sobe.

Paim pediu que os parlamentares da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) atentem para seu projeto de lei (PLS 58/03) que garante a reposição das perdas salariais de aposentados e pensionistas, concedendo a eles os mesmos reajustes do salário mínimo.

Em aparte, o senador Mário Couto (PSDB-PA) elogiou o pronunciamento do colega e disse que a defesa dos aposentados e pensionistas será uma de suas bandeiras a partir de agora. Paim e Mário Couto concordaram que o assunto é suprapartidário e que tanto governo quanto oposição podem ajudar.

Paim lembrou que no próximo dia 27, às 10h, o Plenário do Senado será usado para uma sessão em homenagem aos aposentados e pensionistas.

Setor moveleiro

Paim comunicou ter recebido documento da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul em que a entidade pede que o governo federal reduza a alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) de 10% para 5% para alguns tipos de móveis. Os empresários alegam, explicou Paim, que muitos móveis estrangeiros entram no mercado brasileiro e prejudicam a indústria nacional.

- Segundo a associação, essa redução pode resultar uma diminuição real de 4,55% no preço final da venda, por exemplo, de um estofado. E que essa ação resultará diretamente numa maior competitividade das indústrias de móveis brasileiras, na geração de emprego e renda e no aumento do poder de compra do próprio consumidor - disse.

Ao final do discurso, Paim solidarizou-se com os colegas Jonas Pinheiro (DEM-MT) e Aloizio Mercadante (PT-SP), que enfrentam problemas de saúde. César Borges (DEM-BA), que presidia a sessão, também prestou solidariedade aos colegas.

12/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim aguarda política favorável à recuperação de ganhos de aposentados e pensionistas

Paim defende aposentados e pensionistas do INSS

Paim defende reajuste para aposentados e pensionistas

Mão Santa volta a defender melhores salários a aposentados e pensionistas

Paim registra protesto de aposentados e pensionistas do Fundo Aeros

Paim clama por votação de projetos que beneficiam aposentados e pensionistas