Paim defende renegociação das dívidas dos estados



O senador Paulo Paim (PT-RS) informou ao Plenário, nesta quarta-feira (26) que a votação do projeto que permite a renegociação das dívidas dos estados ficou para o dia 9 de abril, em reunião conjunta das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Assuntos Econômicos.

O projeto muda o índice de correção das dívidas estaduais e, como explicou o senador, precisará de nova votação na Câmara dos Deputados caso o Senado faça alterações ao texto. Paim explicou por que a proposta é importante para o seu estado, o Rio Grande do Sul:

- A dívida do Rio Grande do Sul é uma dívida impagável, todos sabem, até porque o índice empregado é do tempo da inflação nas alturas – o IGPD-I mais 9%. O novo indexador será o INPC mais 4%, ou, no máximo, a taxa Selic, o  que vai fazer com que o Rio Grande possa quitar sua dívida até, no máximo, 2030.

Paulo Paim disse ainda que, nesta terça-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, visitou os aposentados do Fundo Aerus que estão fazendo vigília no Congresso para pressionar o governo federal a fechar um acordo que lhes permita receber logo o que têm direito.

Segundo o senador, Henrique Alves disse ter recebido a informação de que a presidente Dilma Rousseff pediu que se chegue logo a um acordo para o pagamento dos beneficiários do Aerus, o fundo de pensão dos trabalhadores da antiga Varig.



26/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim defende renegociação de dívidas dos estados e fim do fator previdenciário

Paim pede cumprimento de acordo para votar renegociação de dívidas dos estados

Paim comemora acordo para votar renegociação das dívidas de estados e municípios

Eduardo Lopes defende renegociação das dívidas dos estados

Paim defende aprovação de projeto que muda índice de correção de dívidas de estados e municípios

Mão Santa sugere renegociação de dívidas dos estados