Paim defende aprovação de projeto que muda índice de correção de dívidas de estados e municípios



O senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta terça-feira (3), em Plenário, que espera a aprovação nesta quarta-feira (4), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), do projeto que muda o índice de correção das dívidas dos estados e municípios com a União.

Paim lembrou que as dívidas vêm sendo corrigidas com base no Índice Geral de Preços (IGP-DI), mais uma taxa de 6%. O projeto a ser votado muda esse índice para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPC-A), mais 4%.

Isso vai fazer com que a correção das dívidas seja menor, o que vai permitir aos estados, como observou o senador, pagar suas dívidas com a União. Ele reclamou que o índice atual tornou as dívidas impagáveis, e que a mudança é muito importante para o estado dele, o Rio Grande do Sul.

- Só para se ter uma idéia do montante de prejuízos que o percentual de hoje nos obriga, o Rio Grande do Sul deve de principal R$ 21 bilhões, mas, se pegarmos os resíduos causados pelos juros, nós temos mais R$ 20 bilhões. Os estados já pagaram 84% da dívida, ainda devem 171%. Isso é inaceitável. Por isso que o momento é esse, é momento de entendimento, de grandeza - afirmou Paim.

O senador disse não ver razão para que a proposta não seja votada logo, já que, durante a votação na Câmara dos Deputados, o governo anunciou que não aceitaria mudanças no texto aprovado. Por isso, ele defende que o projeto seja votado logo na Comissão de Constituição e Justiça, para ir ao exame do Plenário.

Paim também saudou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado neste 3 de dezembro, destacando que acessibilidade não é um favor, mas sim um direito das pessoas com deficiência.

Ele disse que adaptar os prédios para as pessoas com deficiência é importante, mas tão importante e necessário quanto isso é que novas edifícios sejam planejadas já com previsão de acessibilidade.

Paim também destacou a trajetória de Cláudio Luciano Dusik, que recebeu nesta terça-feira, no Senado, o prêmio Dom Hélder Câmara. Portador  de uma doença degenerativa que limita seus movimentos, Dusik concluiu neste ano o mestrado em educação.



03/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bancada gaúcha pede votação do índice de correção das dívidas de estados e municípios

Projeto de Osmar Dias que muda índice de correção das dívidas estaduais será votado pela Câmara

Chega ao Congresso projeto que muda indexador de dívidas de estados e municípios

Projeto permite trocar índice de correção das dívidas previdenciárias municipais

Projeto que permite trocar índice de correção das dívidas previdenciárias municipais passa na CAS

Paim comemora aprovação de novo indexador para dívidas dos estados