Paim defende reunião de forças em defesa da Varig



O 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), comunicou ao Plenário nesta quinta-feira (19) que a bancada do PT vai convidar o ministro da Defesa, José Viegas, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Carlos Lessa, para uma audiência no Senado em que será debatida a crise da Varig e a disposição do governo e do BNDES de considerar a resolução da crise da empresa como de interesse público.

Na opinião de Paim, o Congresso e o governo federal têm neste momento a oportunidade de juntos apoiarem um encaminhamento real para a recuperação do setor de transporte aéreo e da Varig, maior empresa desse segmento. Na avaliação do senador, o governo vem avançando no processo de garantir uma maior estabilidade para o setor de aviação. Ele lembrou que o governo emitiu, ainda no ano passado, 18 resoluções envolvendo o setor, acrescentando que as empresas aéreas aprimoraram seus processos na busca de resultados.

Paim frisou que é preciso preservar uma empresa que é rentável, responsável por 25 mil empregos diretos e que garante ao país mais de US$ 1,2 bilhão em divisas ao ano.

- O Brasil não pode se dar ao luxo de jogar fora um patrimônio desta magnitude. Um país tão carente de recursos como o nosso não terá como construir uma empresa com estas características - declarou.

O parlamentar anunciou também que a Câmara dos Deputados instalou nesta quarta (18) a comissão especial que vai analisar o mérito da Proposta de Emenda Constitucional 227/04, a PEC paralela da Previdência - que saiu do Senado com o número 77/03 - que cria regras mais justas para os atuais servidores. Paim manifestou, mais uma vez, sua crença na disposição da base do governo em aprovar a matéria e revelou que, em conversa com o relator da proposta, deputado José Pimentel (PT-CE) e com o líder do PT na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (SP), os dois garantiram o apoio a PEC.

Em parte, o senador Efraim Morais (PFL-PB) disse não acreditar na aprovação da matéria e lamentou que não tenha sido aprovada na convocação extraordinária do Congresso Nacional.



19/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim defende viabilidade econômica da Varig

Paulo Paim defende recuperação econômica da Varig

Em reunião de secretários de educação, Paim defende pacto

Paim: "Varig continuará voando"

Paim registra manifesto de aposentados da Varig

Paim: Rio Grande do Sul reconhece dívida com a Varig