Paim defende viabilidade econômica da Varig



Citando trechos do artigo intitulado "Péssimo Negócio", do economista Paulo Rebello, publicado no jornal O Globo, o senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (20), a viabilidade econômica da companhia aérea Varig.

Paim destacou a aprovação pelos credores da empresa de um plano que possibilitará a implementação de novo modelo de gestão, com o objetivo conquistar novos investidores. Além disso, lembrou que a empresa firmou pacto obrigando-se a pagar 100% de seus débitos passados, renegociados em até 20 anos.

- Concordamos com a posição do economista quando ele coloca que mais de 50% das dívidas, no plano, são a favor dos próprios empregados da Varig: os da ativa, credores classe I, e ao seu fundo de pensão, o Aerus, com R$ 2,5 bilhões - reforçou o senador gaúcho.

Paim anunciou ainda o recolhimento de assinaturas de senadores para cobrar empenho do presidente Lula e do governo federal na solução da crise da Varig. Ele informou também sobre a realização de audiência pública na próxima terça-feira (25), às 10h, para tratar da questão. A reunião será promovida pelas comissões de Assuntos Sociais, Assuntos Econômicos, Infra-Estrutura e Desenvolvimento Regional e Turismo.

Em apartes, os senadores Romero Jucá (PMDB-RR) e Edison Lobão (PFL-MA) manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Paim. Lobão alertou para o fato de que o fechamento da Varig levará o país a perder os slots (intervalo de tempo durante o qual uma aeronave de determinada empresa está autorizada a pousar e a decolar de um aeroporto) que a empresa possui em aeroportos estrangeiros. A perda dos slots causaria grandes dificuldades para as companhias aéreas brasileiras operarem no exterior.



20/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim defende recuperação econômica da Varig

Raupp defende a viabilidade econômica do complexo hidrelétrico do Rio Madeira

Paim defende reunião de forças em defesa da Varig

CI debate viabilidade econômica do trem-bala no Brasil

ANTT e BNDES defendem viabilidade econômica do trem-bala

Viabilidade econômica e ambiental da energia nuclear é avaliada em audiência pública