Paim desabafa: "Não digam que não temos propostas alternativas"



O senador Paulo Paim (PT-RS), 1º vice-presidente do Senado, lamentou em Plenário que o ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini, não o tenha recebido nesta terça-feira (3) para discutir uma proposta alternativa para a reforma previdenciária. O senador foi recebido por técnicos do ministério, mas no final o chefe de gabinete informou que Berzoini não iria recebê-lo.

- Eu não fui ao Ministério da Previdência de atrevimento e nem me convidei. Foi o ministro quem marcou o encontro. Fiquei perplexo com a atitude política do ministro. Não digam depois que não temos propostas alternativas para a reforma da Previdência - desabafou Paulo Paim.

O vice-presidente do Senado informou que apresentou suas sugestões aos técnicos do ministério, à espera do encontro com o ministro. Todas elas buscam reduzir o -grande impacto- que a proposta apresentada pelo Palácio do Planalto, e em discussão na Câmara, provoca sobre as aposentadorias dos atuais funcionários públicos federais, estaduais e municipais.

- O ministro poderia ter me recebido pelo menos para dizer que estudaria nossas sugestões. Mas ele preferiu não nos receber - disse.

Paulo Paim esteve no ministério no final da manhã desta terça-feira (3) acompanhado de três especialistas em previdência, um deles consultor da área no Senado. O vice-presidente do Senado afirmou que estava -disposto ao bom debate- com o ministro, ponderando que nunca deixou de receber, no exercício da Presidência do Senado (nas ausências do presidente José Sarney), qualquer pessoa com alguma sugestão, mesmo que elas contrariassem suas idéias.

- Não fica aqui nenhuma crítica pessoal. Faço apenas uma análise política. Que no andamento das reformas prevaleça o diálogo, o bom senso, a diplomacia e a elegância. Lamento a posição do ministro. Não está à altura da boa convivência entre o Legislativo e o Executivo - disse Paulo Paim.



03/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Heráclito: "Não temos nenhum projeto para despesas, só temos projetos para economia"

Schneider diz que alternativas propostas por PMDB asseguram vitória dos cidadãos

Instituições tem até 13 de maio para enviar propostas de criação de núcleos de penas alternativas

Estados já podem apresentar propostas de penas alternativas para financiamento do Fundo Penitenciário

Paim condena represálias a propostas de sua autoria

Propostas de Paim e Simon regulamentam profissão de comerciário