Paim: desigualdade social é a principal causa da violência



Em pronunciamento em Plenário, nesta quarta-feira (14), o senador Paulo Paim (PT-RS) considerou a desigualdade social como o principal fator gerador da violência urbana no país.

- As relações econômicas e sociais em nosso país são profundamente desiguais. Essas grandes diferenças geram privilégios para poucos e, conseqüentemente, a ausência de direitos para muitos. Precisamos de políticas públicas que efetivamente interfiram neste processo, promovendo uma maior igualdade social- disse.

Paim defendeu também a necessidade de maiores investimentos em educação, sobretudo em escolas profissionalizantes, para que os jovens brasileiros tenham a possibilidade de um futuro melhor.

Destacando a importância da implantação de escolas técnicas profissionalizantes no país para a melhor formação dos jovens, o representante gaúcho informou que apresentou projeto de lei que cria o Fundo deDesenvolvimento da Educação Profissional (Fundep). Tal fundo, explicou, teria o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho, possibilitando a diminuição das desigualdades sociais.

-Entendemos que a educação, como processo de construção contínua e permanente de formação do indivíduo, aliada a políticas públicas adequadas, é o caminho a seguir- afirmou.



14/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Impunidade é a principal causa da violência, diz DataSenado

Para procurador, impunidade é a principal causa da violência no campo

Desigualdade social do Brasil tem causa racial, diz representante do governo

Diretor de escola diz que principal causa de violência entre jovens é a desestruturação familiar

Valadares: desigualdade social gera violência

Crivella culpa desigualdade social pela violência no Brasil