Impunidade é a principal causa da violência, diz DataSenado
A impunidade é a principal causa de violência na opinião dos brasileiros, segundo dados revelados pela Secretaria de Pesquisa de Opinião Pública - DataSenado - em levantamento feito sobre a violência no Brasil. Na pesquisa, realizada por telefone entre março e abril, foram ouvidas 1.068 pessoas, a partir de 16 anos de idade, de 130 municípios de 27 estados. O objetivo da investigação é municiar a votação dos projetos de lei sobre segurança pública em tramitação no Senado.
"A impunidade aparece em primeiro lugar com 30% das citações, o tráfico e o consumo de drogas em segundo (26%) e só em terceiro e quarto aparecem, na ordem, desemprego e educação de baixa qualidade", informa o relatório do DataSenado.
O estudo realizado pelo DataSenado mostra que, hoje, a maioria dos brasileiros (69%) quer o aumento da pena máxima de 30 anos, a exclusão de benefícios para quem pratica crime hediondo (93%) e a proibição do uso de celular nas penitenciárias (77%).
Na opinião de 75% dos consultados, a prisão perpétua também passou a fazer parte das opções consideradas válidas no combate ao crime.
Maioridade
Para 87% dos ouvidos pelo DataSenado, os menores infratores devem receber a mesma punição dos adultos. Para 36%, os jovens devem adquirir maioridade penal aos 16 anos. Outros 29% consideram que desde os 14 anos o menor já deve ser imputável. E 21% dos brasileiros defendem punição a partir dos 12 anos. Para os demais, 14%, a maioridade penal não deveria existir e o infrator deveria ser punido em qualquer idade.
Dos entrevistados, 36% declararam já ter sido vítimas de atos violentos. Desses, 77% foram assaltados ou roubados. Outros 7% já perderam um parente ou conhecido, vítima de homicídio.
Os resultados da pesquisa mostram ainda que o brasileiro está cético em relação ao combate à violência e à melhoria dos serviços de segurança pública. Para 68% dos entrevistados, a segurança pública não merece nota acima de 5, sendo que para 20% a nota dos níveis de segurança do país não passa de 1, diz o relatório da pesquisa.
Para 93% dos brasileiros o investimento em segurança pública deve ser obrigatório, como já acontece com a saúde e a educação. Além da demanda por maiores investimentos, 81% são favoráveis à presença das Forças Armadas nas ruas. Quando perguntados sobre a possibilidade de cada estado brasileiro ter autonomia para punir infratores de forma diferenciada, 62% concordaram com a opção.
Em comparação com o passado, 86% dos entrevistados avaliaram que a violência hoje é maior do que era nos últimos 12 meses. 61% das pessoas apostam que ela vai continuar aumentando nos próximos 12 meses, enquanto 18% imaginam que ela irá se estabilizar nos altos patamares atuais.
O DataSenado informa também que a margem de erro da pesquisa é de 3% e a de confiança, de 95%.
18/04/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para procurador, impunidade é a principal causa da violência no campo
Paim: desigualdade social é a principal causa da violência
Diretor de escola diz que principal causa de violência entre jovens é a desestruturação familiar
Bernd considera o arrocho salarial a principal causa das dificuldades do IPE
Acidentes domésticos ainda são principal causa de morte de crianças até 9 anos
Falta de suporte afetivo é a principal causa de depressão em mulheres com Aids