Paim destaca importância da Campanha da Fraternidade deste ano



 As diversas campanhas da fraternidade desenvolvidas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),principalmente a deste ano, que tem como tema Fraternidade e Amazônia e o lema Vida e Missão neste Chão, foi o objeto do pronunciamento do senador Paulo Paim (PT-RS) nesta sexta-feira (2).

- A causa da Campanha da Fraternidade 2007 deve ser a causa de todos nós. O assunto é urgente, é vital, porque a Amazônia é o símbolo da luta pelo meio ambiente - afirmou o senador do PT.

Paim lembrou que a Amazônia não é apenas a maior floresta tropical do mundo, mas também um estoque de biodiversidade sem igual, com várias espécies animais e vegetais ainda desconhecidas. No entanto, a rápida e cotidiana destruição dessa floresta, entre outros problemas que degradam o meio ambiente, afeta todas as formas de vida do planeta, lembrou o parlamentar.

- Portanto, qualquer solução para a Amazônia precisa passar necessariamente pela busca por soluções economicamente e ecologicamente viáveis - alertou Paim.

Em seu pronunciamento, o senador denunciou ainda a ação de pesquisadores estrangeiros que se infiltram na floresta para estudar espécies vegetais e animais nativas e, depois, registram patentes em seus nomes, o que lhes confere direitos comerciais sobre as riquezas brasileiras.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) convocou Paim a " liderar também a bandeira contra a violência", por meio da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, da qual Paim é presidente. Já o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ao se referir à parte do pronunciamento em que o senador pelo Rio Grande do Sul lembrou que em 13 de maio de 2008 a abolição da escravatura completará 120 anos, solicitou a Paim que, neste ano, na mesma data, seja iniciada uma campanha de um ano de luta para que a abolição seja completada.

- A palavra certa é completar, porque a abolição não foi verdadeiramente completada. Ainda temos uma classe aristocrática e uma plebe excluída - justificou Cristovam.

Os senadores Augusto Botelho (PT-RR) e Pedro Simon (PMDB-RS) também se manifestaram em apartes para elogiar o pronunciamento de Paim.

02/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maciel destaca importância da água, tema da Campanha da Fraternidade

Paim destaca lançamento da Campanha da Fraternidade 2013

Mozarildo critica Campanha da Fraternidade deste ano

Sibá: Campanha da Fraternidade deste ano "não poderia ocorrer em melhor momento"

Para Eduardo Suplicy, Campanha da Fraternidade mostra importância da sustentabilidade

Ministra destaca Campanha da Fraternidade em reunião do Conatrae