Paim diz que Prouni colabora para o desenvolvimento de alunos carentes



Em pronunciamento nesta segunda-feira (17), em Plenário, o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que a política de cotas e o Programa Universidade para Todos (Prouni) têm contribuído para o desenvolvimento intelectual de milhares de estudantes de baixa renda em todo o país.

- As notas dos alunos beneficiados pelo Prouni são superiores à média, uma prova de que investir no talento dos estudantes de baixa renda também dá resultado - disse Paim citando dados de matéria publicada neste final de semana pela revista Época.

Na oportunidade, Paim pediu a aprovação de proposta de sua autoria que poderá favorecer estudantes que ainda não conseguiram ser atendidos pelo Prouni, em razão da demanda crescente pelo programa. Trata-se do projeto de lei (PLS 514/07) que prevê a concessão, pelo empregador, de bolsa de estudo aos dependentes de seus funcionários. A iniciativa aguarda a designação de relator na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Paim também defendeu a aprovação, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do projeto que garante a liberação do saldo das contas do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (Pasep) ao participante que tem idade igual ou superior a 60 anos. A matéria, de sua autoria, encontra-se com a relatora da proposição, a senadora Kátia Abreu (DEM-TO).

- Essa mudança é importante. É um movimento forte dos trabalhadores para que não tenham que esperar até os 70 anos para receber um direito que é deles, já que o Estatuto do Idoso, de nossa autoria, que teve o aval de todos os senadores, também diz que o direito dos idosos é a partir dos 60 anos - argumentou.

Calçados

Paim também defendeu uma política de incentivos fiscais para a indústria calçadista, por entender que o setor gera empregos e riquezas para o país. Ele lembrou que tramita na Câmara a Medida Provisória 382/07, que concede benefícios às indústrias de calçados e artefatos de couro, têxtil, de confecção e de fabricação de móveis. A matéria ainda vai ser analisada pelo Senado.

A medida provisória permite o desconto imediato de créditos de contribuição para o PIS/Pasep e Cofins incidentes na aquisição e importação de máquinas e equipamentos pelas indústrias dos setores beneficiados.

- Isso significa que, em relação às regras atuais, a medida provisória antecipa o prazo para o mês de aquisição, reduzindo o custo de investimento e estimulando a modernização do parque industrial, o que contribuirá para a geração de mais emprego e renda - explicou.



17/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim diz que Prouni favorece alunos carentes

CE examinará projeto de cotas para alunos carentes

Projeto Afinal é nova oportunidade para alunos carentes da FM da USP

Comissão aprova vagas para alunos carentes em universidades

CCJ aprova cotas em universidades públicas para alunos carentes

CAE aprova proposta que garante escola para alunos carentes