Paim diz que trabalho de Maurício de Sousa faz crianças brasileiras aceitarem as diferenças
Durante as homenagens, nesta terça-feira (15), ao bicentenário de nascimento de Louis Braille, criador do sistema de leitura para cegos, o senador Paulo Paim (PT-AC) elogiou o trabalho do desenhista e quadrinista Maurício de Sousa, presente à comemoração. Conforme Paim, a leitura de seus quadrinhos tem possibilitado às crianças brasileiras aprenderem a lidar com as diferenças.
O senador esclareceu que essa parte de seu pronunciamento havia sido encomendada por seu assessor Luciano Ambrósio Campos, cego e que transita pelo Senado com um cão-guia, que teve como inspiração, segundo Paim, personagem de uma história em quadrinhos de Maurício de Sousa que é cega, usa óculos escuros e tem um cão-guia.
Paulo Paim pediu ao senador Mão Santa (PSC-PI), que presidia os trabalhos para que Luciano integrasse a Mesa da homenagem a Louis Braille, solicitação que foi imediatamente aceita.
O senador disse esperar que a Câmara aprove o Estatuto da Pessoa com Deficiência (PL75/2007 naquela Casa) em 2010. Paim elogiou o senador Flávio Arns (PSDB-PR), que foi relator da matéria no Senado, e que, segundo ele, tornou-se o "arquiteto" da proposta, tendo viajado pelo país em sua defesa.
Paim recordou também o selo Cantando a Diferença entregue a 348 prefeituras que apoiam ações de combate às diferenças, sejam elas de caráter religioso, de orientação sexual ou de preconceito contra negros, índios ou outras minorias.
Igualdade Racial
O senador também defendeu a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na quarta-feira (16). O parlamentar criticou a retirada, durante a tramitação da matéria na Câmara, de dispositivos relativos a cotas, à participação do negro na mídia, aos quilombolas e à mulher negra.
Paulo Paim recebeu apoio do líder do PDT, senador Osmar Dias (PR) e do senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT). Osmar Dias disse concordar não só com a votação, mas com o mérito da matéria e ambos prometeram apoio na votação na CCJ.
15/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim elogia Mauricio de Sousa pela criação de personagens deficientes físicos
Maurício de Sousa participa da abertura da 5ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência
Mônica, Dorinha e outros personagens de Maurício de Sousa participam de homenagem ao bicentenário de Louis Braille
Censo mostra as diferenças territoriais das comunidades brasileiras
Na véspera do Dia das Crianças, Paim pede fim do trabalho infantil
ABDIAS ELOGIA TRABALHO DE COMISSÃO JULGADORA DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA