Paim elogia Mauricio de Sousa pela criação de personagens deficientes físicos



Ao discursar em Plenário nesta segunda-feira (17), o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou a iniciativa do desenhista de histórias em quadrinhos Mauricio de Sousa de criar personagens portadores de deficiências físicas para a Turma da Mônica. O senador citou as personagens Dorinha (deficiente visual) e Luca (que anda de cadeira de rodas) como uma importante contribuição do autor para a inclusão social.

De acordo com o senador, os novos personagens de Mauricio de Sousa brincam e divertem-se com desenvoltura em meio aos outros personagens, "demonstrando que a inclusão é viável". Da tribuna, Paim informou que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam a existência de 160 mil cegos no Brasil e de mais de dois milhões de pessoas com grande dificuldade visual.

- Não dá para ignorar esses dados. Eles merecem todos os direitos e oportunidades, como qualquer outro brasileiro. É lamentável que tais direitos ainda sejam desrespeitados - afirmou Paim.

O senador aproveitou para elogiar a construção, pelo Congresso Nacional e a sociedade civil, do Estatuto da Pessoa com Deficiência (PLS 06/03), que tem como relatores o senador Flávio Arns (PT-PR) e o deputado federal Celso Russomanno (PP-SP). Paim disse acreditar que o Estatuto seguirá as diretrizes da Convenção Internacional de Direitos da Pessoa com Deficiência, que está em elaboração na Organização das Nações Unidas (ONU), com a participação de 192 países. A previsão é que o texto seja assinado em janeiro de 2007, adiantou Paim. Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) elogiou o pronunciamento do colega gaúcho.

17/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mônica, Dorinha e outros personagens de Maurício de Sousa participam de homenagem ao bicentenário de Louis Braille

Paim diz que trabalho de Maurício de Sousa faz crianças brasileiras aceitarem as diferenças

Jucá elogia associações desportivas de deficientes físicos

Maurício de Sousa participa da abertura da 5ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

Paim elogia projeto de Alvaro Dias para deficientes visuais

Mostra Sentir prá Ver recebe deficientes físicos