Paim elogia lançamento de livro sobre pessoas com deficiência



Ao discursar nesta quinta-feira (11) em Plenário, o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o lançamento do livro Heroísmo sem Limites, que apresenta histórias de brasileiros com deficiência. O livro foi publicado pelo Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência (IBDD).

- Nas páginas do livro, podemos conhecer um pouco mais sobre a história de pessoas como nós. Afinal, todos temos limitações. Umas maiores, outras menores, mas todos temos. Como costumo dizer, a deficiência está no coração daqueles que discriminam. São eles que sofrem de deficiência - disse Paim.

Legislação Participativa

Paim comemorou também a realização, na manhã desta quinta-feira, de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), da qual participaram cerca de 40 crianças e adolescentes do ensino médio e fundamental de quatro escolas de cidades-satélites do Distrito Federal.

O senador disse que as crianças apresentaram propostas de projeto de lei, referentes a problemas que elas percebem no cotidiano, como a violência dentro e fora das escolas. Paim informou ter indicado o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) como relator das propostas das crianças.

Paim lamentou apenas que a TV Senado não tenha oferecido a tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) durante a transmissão da audiência pública em homenagem às crianças.

- Como não havia linguagem de sinais, as crianças surdas que ligaram para o meu gabinete ficaram olhando, mas não entendiam nada! Então, faço um apelo muito carinhoso e respeitoso à nossa querida TV Senado, dizendo que é fundamental que a linguagem de sinais esteja sempre acompanhando cada momento do Congresso Nacional, mostrando a nossa sensibilidade e o nosso respeito a 27 milhões de pessoas que têm algum tipo de deficiência - disse Paim.

Universidades estaduais

Paim também chamou atenção para a necessidade de mais investimentos públicos nas universidades estaduais brasileiras. Para o senador, o próprio governo federal deveria destinar recursos para as instituições de ensino superior estaduais. Ele ressaltou ainda a necessidade de disseminação de escolas técnicas por todo o Brasil. Em aparte, o senador Magno Malta (PR-ES) apoiou Paim na idéia de que toda cidade brasileira deveria possuir sua própria escola técnica.



11/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim elogia publicação de livro sobre pessoas com deficiência

Paim elogia decisão do governo de analisar legislação relativa às pessoas com deficiência

Paim faz lançamento de livro sobre Previdência

Paim preside lançamento de livro sobre Brizola

Livro sobre inclusão de pessoas com deficiência é lançado no Senado

Flávio Arns registra publicação de livro sobre protagonismo das pessoas com deficiência