Paim espera entendimento para aprovação do projeto que regulamenta gorjetas



O senador Paulo Paim (PT-RS) se associou nesta quarta-feira (5) aos trabalhadores que pedem a aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 57/2010, que estabelece o controle e a fiscalização das gorjetas para trabalhadores de bares, restaurantes, hotéis, motéis e estabelecimentos similares. O projeto está na pauta do Plenário, mas ainda não há acordo para a votação.

O senador leu ofício enviado pelos representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade pedindo a aprovação do projeto. Além disso, explicam que um dos principais benefícios trazidos pelo projeto é o pagamento da contribuição à Previdência também sobre o valor das gorgetas, o que poderia garantir uma aposentadoria maior aos trabalhadores.

- Eles querem que uma parte do dinheiro da gorjeta seja depositada na previdência para que eles tenham direito à aposentadoria sobre aquilo que de fato ganham. – explicou Paim.

O projeto, argumentam os trabalhadores, também poderia contribuir para evitar sonegação de impostos e caixa paralelo. A situação atual estaria contribuindo para a informalidade, beneficiando os maus empregadores, que não cumprem suas obrigações.

Paim informou que haverá uma reunião na próxima terça-feira (11) para buscar um entendimento sobre o projeto.

Aposentados

No mesmo pronunciamento, Paim voltou a fazer um apelo em favor dos aposentados e pensionistas do Aerus, que lutam na Justiça para receber integralmente seus benefícios. O senador também lembrou o Dia do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira.



05/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que regulamenta gorjetas será encaminhado à CCJ

Paim comemora aprovação de projeto que regulamenta centrais sindicais

Paim defende aprovação de projeto que regulamenta atividade de motofrete

Paim comemora aprovação de projeto que regulamenta greve de servidores

Paim elogia aprovação de projeto que regulamenta exercício da medicina

Projeto de Patrícia Saboya regulamenta gorjetas de garçons