Paim homenageia 89 anos da OIT
O senador Paulo Paim (PT-RS) chamou a atenção, nesta segunda-feira (14), para o papel desempenhado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) desde sua fundação, em 1919. Única entidade do sistema das Nações Unidas com estrutura tripartite (estão representados governos, trabalhadores e empregadores), a OIT tem atuado de forma perseverante, segundo assinalou, para fazer face a graves problemas como o desemprego.
- O mundo sindical tem na OIT, desde sua criação, um suporte para a sua ação e seu ponto de contato chave no plano internacional - comentou.
De acordo com o senador gaúcho, a organização tem tido uma importância estratégica no que diz respeito à humanização das relações trabalhistas, lutando para que os esforços das nações que tentam avançar nesse setor não sejam prejudicados pelos países que insistem em se omitir.
A OIT - observou ainda - adotou como fundamento de suas lutas o princípio segundo o qual a paz universal e permanente só pode se basear na justiça social. No Brasil, a organização mantém uma representação desde 1950, desenvolvendo programas e atividades que têm refletido seus objetivos: promover os direitos dos trabalhadores; melhorar as oportunidades de emprego e renda para homens e mulheres dentro de uma ótica de dignidade e de não-discriminação; aumentar a abrangência e a eficácia da proteção social; e fortalecer o tripartismo e o diálogo social.
Ainda segundo Paim, os contínuos esforços da OIT se justificam, uma vez que os trabalhadores são a face mais desprotegida da economia em termos mundiais. O número de desempregados, por exemplo, elevou-se a um patamar recorde de 191,8 milhões de pessoas, no final de 2005. Por outro lado, do total de 2,8 bilhões de pessoas empregadas no mundo, metade ainda ganhava menos de US$ 2 (cerca de R$ 4,60) por dia.
Aposentados
O senador pelo Rio Grande do Sul fez ainda um registro sobre a situação dos aposentados, defendendo a aprovação, pela Câmara, dos projetos recentemente aprovados pelo Senado que elevam o valor dos benefícios da Previdência Social. Paim também mencionou decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinando que a Amil - Assistência Médica Internacional voltasse atrás em reajuste de 185% no plano de saúde de uma aposentada de 60 anos, sentença baseada no Estatuto do Idoso.
14/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim homenageia os 200 anos de Bagé
Paulo Paim homenageia militantes ao comemorar 30 anos do PT
Paim homenageia advogados no seu dia
Paim homenageia Rotary Internacional
Paulo Paim homenageia professores
Paim homenageia Semana Farroupilha