Paim homenageia os que lutam pela dignidade dos portadores de deficiência



O senador Paulo Paim (PT-RS) parabenizou, nesta quarta-feira (29), todos aqueles que se empenham na luta por mais dignidade para os portadores de deficiência. Ele destacou especialmente o senador Flávio Arns (PT-PR) e homenageou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) pela Campanha da Fraternidade deste ano, dedicada ao tema.

Paulo Paim elogiou Arns em decorrência de seu trabalho, sobretudo em favor das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). Paim informou que Arns realiza reuniões em todo o país para debater o tema e chamou-o de "guru da área".

O senador gaúcho também relembrou os temas recentemente abordados pelas Campanhas da Fraternidade da CNBB destacando, além da temática atual, a luta por políticas de emprego, pela preservação dos recursos hídricos a pela valorização da educação.

Paim também elogiou o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), presidente da Subcomissão Permanente de Assuntos Sociais das Pessoas com Deficiência, do Senado; e os deputados Leonardo Matos (PV-MG) e Celso Russomano (PP-SP).

Em aparte, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) defendeu a aprovação de projeto de lei de sua autoria (PLS 197/04) que iguala os recursos mínimos por aluno recebidos por escolas públicas e particulares sem fins lucrativos no âmbito do Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado aos Portadores de Deficiência (Paed). De acordo com Zambiasi, as escolas públicas recebem R$ 564 por aluno por ano, enquanto as escolas particulares sem fins lucrativos, como as Apaes, recebem apenas R$ 33,50 atualmente.



29/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim elogia medidas que valorizam negros e portadores de deficiência

Políticas públicas devem garantir direitos dos portadores de deficiência, diz Paim

Paim pede aprovação dos projetos que criam os estatutos dos portadores de deficiência e da igualdade racial

Paim homenageia pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência lutam por direitos iguais

Paim homenageia mulheres pela luta contra a violência e pela emancipação