Paim lamenta falecimento de historiador gaúcho
O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou o falecimento do historiador gaúcho Décio Freitas, um pioneiro na recuperação da história de Zumbi e do Quilombo dos Palmares. Paim afirmou que após a publicação de livro Palmares, a Guerrilha Negra, de Décio Freitas, o Brasil mudou a forma de encarar a escravatura no país. A resistência do Quilombo de Palmares, disse Paim, passou a ser considerada como a maior insurreição escrava da América Latina e Zumbi se transformou em grande herói guerreiro do país. O livro abriu caminho para que outros títulos abordassem o tema da escravidão no país.
- Décio era o homem que produzia ventos e não gostava de calmarias. Com seus ventos decifrou a lenda dos Palmares, tornando-se o pioneiro na sistematização mítica de Zumbi de Palmares, decifrando o herói e dando-lhe concretude - afirmou.
Paim estendeu sua homenagem a todos os heróis anônimos que participaram de revoluções no Rio Grande do Sul, com destaque para os Lanceiros Negros, escravos que participaram da Revolução Farroupilha com a promessa de liberdade, mas ao final dos combates foram assassinados.
20/09/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim lamenta morte de historiador que desvendou história de Zumbi dos Palmares
Paim lamenta morte do cantor gaúcho Leonardo
Paim lamenta morte do vereador gaúcho Isaac Ainhorn
Paulo Paim lamenta falecimento de jornalistas gaúchos
Suplicy lamenta a morte de historiador da USP
ACM lamenta morte de pintor gaúcho