Paim lamenta que fórum sobre previdência termine sem consenso



O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou que o Fórum Nacional da Previdência Social tivesse chegado ao fim sem alcançar o consenso. Ele disse que o objetivo principal do debate entre representantes dos trabalhadores, dos aposentados e pensionistas, dos empregadores e do governo federal, seria encontrar soluções para o controle do déficit crescente da Previdência, conforme alega a área financeira do governo, e propor mudanças.

- Após 12 reuniões, o fórum concluiu suas atividades sem consenso. Foi elaborado um relatório, em que são feitas recomendações genéricas sobre alguns pontos de em que houve acordo - disse.

O senador relatou que foram discutidos temas como a idade mínima para a aposentadoria dos trabalhadores do setor privado; a limitação do valor das pensões; e a desvinculação do piso previdenciário em relação ao salário mínimo. Paim parabenizou os trabalhadores e aposentados por pedirem o fim do fator previdenciário e por se recusarem a negociar uma reforma da Previdência que venha a retirar direitos dos trabalhadores.

- Quem apresentou as propostas polêmicas, pelo visto, ignora as condições de vida e de baixa remuneração da grande massa dos trabalhadores brasileiros. Pelo jeito também ignora as condições de saúde e o sofrido cansaço daqueles que, já abatidos pela idade avançada ou pela doença, dependem dos benefícios previdenciários para sua sobrevivência - disse o senador.

Paim lembrou que é o autor do projeto de lei (PLS 296/03) que extingue o "famigerado fator previdenciário", que reduz o valor inicial da aposentadoria daqueles que já estão no sistema previdenciário. Ele acrescentou que também conseguiu incluir o fim do fator previdenciário no relatório aprovado na Comissão Mista do Salário Mínimo. O projeto já se encontra na Câmara dos Deputados aguardando votação.

O senador ainda defendeu uma proposta de previdência universal, com direito à aposentadoria com salário integral; a gestão quatripartite da Previdência; e a transferência da contribuição dos empregadores da folha de pagamento para o faturamento.



06/11/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim lamenta que fórum sobre Previdência tenha terminado sem consenso

Paim recebe documento da Força Sindical reivindicando que auxílio-doença seja discutido no Fórum da Previdência

Paim faz lançamento de livro sobre Previdência

Paim ouve magistrados sobre Previdência

Paim diz que democracia sai fortalecida com negociação sobre previdência

Paim comemora afirmação de Lula sobre a Previdência