Paim pede aprovação rápida de projeto que autoriza desaposentadoria



O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou, em Plenário, a aprovação nesta quarta-feira (3), pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do projeto que trata da desaposentadoria (PLS 91/2010). O senador, que é autor da proposta, pediu aos colegas parlamentares agilidade no exame da matéria. Aprovado na forma de substitutivo, o projeto passará por turno suplementar na CAS, podendo seguir diretamente para a Câmara, se não houver recurso para votação em Plenário.

O instituto da desaposentadoria permite que, quando a pessoa continua a trabalhar depois de aposentada, seja feita a “renúncia” à aposentadoria antiga, para recebimento de um benefício recalculado, com as novas contribuições, para aumento do valor.

Paim destacou que o substitutivo do senador Paulo Davim (PV-RN) aprimorou a ideia inicial e adequou a proposta à atual jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ), segundo a qual a aposentadoria é um direito patrimonial disponível, sendo possível a renúncia para recebimento de benefício maior.

Segundo Paim, estima-se que 480 mil aposentados estejam à espera da confirmação do direito, também objeto de ações no Supremo Tribunal Federal (STF). O governo, acrescentou o senador, já prevê um total de 49,1 bilhões para o pagamento dos novos benefícios.

- A decisão adotada vai valer para todas as ações pendentes de julgamento, em todas as instâncias do Judiciário. Daí a necessidade de o Congresso não ficar mais uma vez atrás de uma decisão do Judiciário, para não reclamarmos depois que a justiça é quem decidiu – afirmou Paim.

Estatuto da Juventude

Paim também agradeceu aos colegas pelo apoio ao requerimento de urgência para votação do Estatuto da Juventude (PLC 98/2011) ainda na quarta-feira. O projeto, que garante diversos direitos a pessoas de 15 a 29 anos, foi aprovado mais cedo pela CAS.

- Agradeço à costura que a própria juventude civil com os mais variados setores da sociedade fizeram junto à Casa Civil, para que o projeto aprovado não tenha vetos. Se tiver alguma emenda de redação, é claro que a faremos, sem nenhum problema, para agilizar a votação da matéria – afirmou Paim.



03/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede apoio para rápida aprovação da PEC do Trabalho Escravo

Paim pede aprovação rápida de projetos sobre escolas técnicas federais

Paim quer aprovação rápida do projeto que concede adicional de periculosidade aos carteiros

Paim pede mobilização da sociedade para aprovar fim do fator previdenciário e 'desaposentadoria'

Mozarildo pede aprovação de projeto que autoriza a União a construir hidrelétrica em Roraima

Paim pede aprovação de projeto de lei sobre Aeros