Paim pede apoio para rápida aprovação da PEC do Trabalho Escravo



O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu em Plenário, nesta sexta-feira (25), boa vontade dos senadores para ser possível a rápida aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 57A/1999, que confisca propriedades rurais e urbanas em que haja trabalho escravo – a chamada PEC do Trabalho Escravo. Paim também elogiou a criação de comissão mista que vai regulamentar a proposta, segundo ele, para impedir injustiças com os proprietários de terras.

O senador lembrou que a Constituição já prevê confisco de terras onde exista cultivo de plantas psicotrópicas. A PEC do Trabalho Escravo, explicou, amplia a expropriação para empregadores que utilizam mão de obra similar à escrava. De acordo com a proposta aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), a terra confiscada será direcionada para a reforma agrária e a programas de habitação popular, sem nenhuma indenização ao proprietário. Além disso, outras sanções previstas em lei podem ser adotadas.

- A PEC 57A talvez constitua hoje uma das mais importantes e simbólicas proposições sob o exame do nosso Parlamento, uma vez que ela se apresenta como um passo verdadeiramente crítico para que a gente possa avançar em nosso país contra uma das mais vergonhosas situações sociais, que é mantida ainda agora, escravidão – ressaltou Paim.

O senador observou que o esforço do Brasil de combate ao trabalho escravo é reconhecido em todo o mundo e se constitui em um modelo a ser seguido por outros países. Em 2005, informou Paim, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirmou que a experiência brasileira é digna de destaque tanto pela qualidade das políticas públicas adotadas, como pelos resultados alcançados com as operações do Ministério do Trabalho e Emprego.

O estado que mais mantém trabalhadores em condições análogas a de escravo, informou, é o Pará, onde foram identificados 20% dos casos. Em seguida vêm Minas Gerais, Tocantins, Paraná e São Paulo. Para eliminar essa prática, o senador sugeriu ações conjuntas dos empresários, órgãos federais e estaduais e a mídia, em forma de mutirão nacional.



25/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim pede aprovação da PEC do Trabalho Escravo

Paim comemora aprovação da PEC do trabalho escravo

Paim pede aprovação rápida de projeto que autoriza desaposentadoria

José Nery pede aprovação da PEC do Trabalho Escravo

Paim pede aprovação rápida de projetos sobre escolas técnicas federais

Sibá pede aprovação da PEC que expropria terras onde há trabalho escravo