Paim quer aprovação rápida do projeto que concede adicional de periculosidade aos carteiros



O senador Paulo Paim (PT-RS) apelou aos senadores, na sexta-feira (30), em discurso, para que não recorram ao Plenário da decisão da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) que aprovou por unanimidade projeto de lei destinado a conceder adicional de periculosidade aos carteiros. O senador explicou que, se não houver recurso, a proposta (PLS 82/03), de sua autoria, pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados.

VEJA MAIS

- Esperamos que os parlamentares não façam recurso ao Plenário, atrasando o encaminhamento do projeto à Câmara - disse.

Paim também pediu aos carteiros que se mobilizem para conquistar suas reivindicações. Para o senador, a pressão feita de forma democrática é importante a fim de garantir a aprovação de projetos que busquem melhorar a vida dos brasileiros.

- É importante a mobilização para que não se faça o que os poderosos querem e sim o que o povo quer - alertou o senador.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) sugeriu que, em alguns casos, os carteiros devem também receber adicional de insalubridade. Citou, como exemplo de situações difíceis que muitos profissionais da categoria precisam enfrentar, a de terem de trabalhar em regiões com incidência de malária e a de estarem sujeitos a picadas de cobra.

Paim concordou com Heráclito e ressaltou que a categoria também está propensa a doenças ortopédicas e de pele. O senador gaúcho informou que é comum a ocorrência de câncer de pele entre carteiros das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Heráclito observou ainda que os carteiros foram atingidos em sua honra durante o trabalho desenvolvido pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou corrupção na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - a CPI dos Correios. Na opinião do senador, a recuperação salarial desses trabalhadores, além de ser justa, é uma compensação pelo que os carteiros passaram durante o ano passado com as denúncias envolvendo a instituição.



30/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Encaminhado à Câmara projeto que concede aos carteiros adicional por periculosidade

Paulo Paim comemora aprovação de adicional de periculosidade para carteiros

Mão Santa lamenta veto a projeto que dava adicional de periculosidade a carteiros

Aprovado adicional de periculosidade para carteiros

Carteiros e eletricitários podem receber adicional de periculosidade

CAS poderá votar nesta semana projeto que concede adicional de periculosidade aos vigilantes