Paim pede Carnaval sem violência nem drogas
O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu, em discurso na sessão plenária desta sexta-feira (16), que jovens e adultos divirtam-se neste Carnaval mas evitem as drogas, tomem cuidado com sua segurança e preservem a saúde, utilizando a camisinha ao praticarem sexo.
- Brinquem o Carnaval. Façam a folia, mas tomem cuidado com sua segurança, evitem conflitos. É importante para os pais saberem que seus filhos vão sair, mas também que vão voltar. Peço aos jovens que não se deixem envolver pelo apelo das drogas. Mostrem que vocês têm dignidade. Preservem sua saúde física. Amar é muito bom, mas se não usar camisinha pode também matar - alertou Paim.
O senador destacou que o Carnaval é uma grande festa brasileira, também comemorada em outras partes do mundo, "que mexe com grande parte de nosso povo e traz muitas características regionais", tais como samba, frevo, maracatu, axé, etc. Ele contou que o Carnaval chegou ao Brasil por volta do século 16, trazido pelos portugueses, e foi influenciado pelas festas carnavalescas da Europa, que aconteciam durante a quaresma e estavam ligadas ao significado da liberdade.
Paim exaltou vários temas e enredos de escolas de samba brasileiras, destacando, entre elas, a Império Serrano, que este ano optou por levar à avenida a questão das diferenças. Segundo Paim, o enredo ficou bonito e um dos trechos diz: "...ser diferente é normal, Império faz diferença no Carnaval. [...]. Diferença social pra quê? Tá na cara que diferença social está na cara de quem vê".
Paim referiu-se ainda a outros enredos de escolas que trataram de temas importantes, tais como Indios do Brasil (Mocidade Independente); Pampas (Beija Flor); Latinidade (Vila Isabel); Amazonas, o Eldorado é aqui (Grande Rio); e África, com a saga das negras e seus ideais, que será o tema deste ano do Salgueiro.16/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim: ensino técnico pode afastar jovem de drogas e violência
Paim pede mobilização nacional no dia de combate à violência contra idosos
Polícia apreende drogas que seriam vendidas no Carnaval
Carnaval de Salvador divulga Ligue 180 contra violência a mulher
Denúncias de violência contra crianças triplicam neste Carnaval em relação a 2010
Campanha do Carnaval 2011 alerta para violência sexual contra crianças e adolescentes