Paim pede mobilização nacional no dia de combate à violência contra idosos



Ao registrar que no dia 15 de junho será celebrado o Dia Mundial de Combate à Violência à Pessoa Idosa, o senador Paulo Paim (PT-RS) comunicou, nesta quinta-feira (1º), que o Senado realizará, a seu pedido, audiência pública no dia 12 para debater o tema. Ele defendeu uma ampla mobilização nacional para protestar contra os abusos físicos, financeiros e psicológicos, o abandono e a negligência contra os mais velhos.

- A questão tem que ser tratada com urgência. Uma nova postura tem que ser construída frente ao envelhecimento. A família e a sociedade como um todo tem que ser convidados a refletir para que possamos construir um novo modelo social que garanta o respeito aos mais velhos - afirmou Paulo Paim.

Segundo o senador pelo Rio Grande do Sul, a maioria dos casos de violência contra idosos ocorre principalmente no contexto familiar e as vítimas são preferencialmente as mulheres muito idosas que perderam a autonomia e a independência. Paim registrou que somente nas últimas décadas é que o tema da violência contra a pessoa idosa tem recebido a atenção da sociedade civil e do Estado.

O International Network for the Prevention of Elder Abuse (Inpea) e a Organização das Nações Unidas (ONU) são as responsáveis mundiais pelo Dia de Combate à Violência à Pessoa Idosa. O principal objetivo do dia 15 de Junho é criar uma consciência mundial social e política da existência da violência contra a pessoa idosa junto com a idéia de não aceitá-la como sendo normal, apresentando formas da prevenção. A ONU reconhece a violência à pessoa idosa como violação aos direitos humanos.

01/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam Borges defende mobilização nacional contra a violência

João Ribeiro pede mobilização do Congresso contra a violência

Serys pede maior mobilização para evitar violência contra a mulher

Debatedores afirmam que o combate à violência contra idosos começa com respeito a seus direitos legais

Lúcia Vânia pede fim da violência contra os idosos

Suplicy elogia plano de combate ao 'crack' e pede mobilização contra a droga e pelo tratamento de usuários