Paim pede prorrogação de prazo para receber dividendos do Plano Bresser



Em pronunciamento em Plenário nesta segunda-feira (28), o senador Paulo Paim (PT-RS) fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prorrogar o prazo, que se encerra no dia 31 de maio, para que os poupadores de caderneta de poupança que têm direito a retiradas relativas ao Plano Bresser possam fazê-lo.

De acordo com o parlamentar, caso a medida não seja adotada, os bancos irão integrar a seu patrimônio um montante de R$ 1,9 trilhão. Muitas instituições bancárias, segundo Paim, estariam criando dificuldades para fornecer informações aos poupadores, impedindo que eles tenham acesso aos recursos que lhe são devidos.

- A estimativa é que 80 milhões de pessoas possuíam caderneta de poupança nesse período, mas apenas 20% delas entraram com pedido da diferença na Justiça - destacou o senador.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) sugeriu que se elabore um projeto de lei prorrogando em cinco anos o prazo para retirada dos recursos. Sugeriu também que, até que essa prorrogação se viabilize no Congresso, o montante de R$ 1,9 trilhão seja destinado a programas sociais. O senador Papaleo Paes (PSDB-AP) solidarizou-se com Paim e sugeriu que o presidente Lula "popularize" os ganhos para os poupadores, pois acredita que não se justifica mais de 70% deles desconhecerem tais ganhos da poupança.

Premiações

O senador Paulo Paim relatou ainda visita que fez na semana anterior a São Paulo, em que foi agraciado com o troféu Mama África, concedido pela Universidade Zumbi dos Palmares a personalidades que contribuíram para as relações culturais e sociais Brasil-África, bem como a placa recebida da Ordem dos Advogados do Brasil - seção São Paulo (OAB-SP) por suas atividades em prol dos direitos humanos.

Paim relatou também visita à Assembléia Legislativa de São Paulo, que coletou um milhão de assinaturas a serem entregues ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, para que o Estatuto da Igualdade Racial aprovado pela Câmara.



28/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR analisa prorrogação de prazo para aprovação de plano diretor de municípios

Arthur Virgílio pede prorrogação do prazo de emendas à lei orçamentária

Paim pede prorrogação da política de valorização do salário mínimo

Zilda Arns pede que Paim vote a favor da prorrogação da CPMF

Paim pede a Berzoini prazo maior para revisão de benefícios do INSS

Hélio Costa pede a suspensão do pagamento de dividendos à empresa AES