Paim pede voto de aplauso para concurso que tem como tema herói da Revolta da Chibata



O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou voto de aplauso à Fundação Assis Chateaubriand, ligada aos Diários Associados, por ter colocado o herói da chamada Revolta da Chibata, João Cândido Felizberto, como tema do 14º Premio Nacional de Redação. João Cândido, "gaúcho e filho de escravos", foi o líder do movimento, ocorrido em 1910, quando dois mil marinheiros se rebelaram contra os castigos físicos como forma de punição, ameaçando bombardear a cidade do Rio de Janeiro, então capital do país.

- A Fundação merece nosso voto de aplauso - disse Paim, em pronunciamento no final da sessão desta terça-feira (25).

O senador disse que o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, se comprometeu com ele a lutar para colocar em votação o projeto da senadora licenciada e ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que anistia João Cândido. De acordo com Paim, a Marinha do Brasil já concordou em conceder anistia post mortem a João Candido, homenageado na canção O mestre-sala dos mares, de Aldir Blanc e João Bosco, que teve parte de sua letra lida em Plenário pelo senador.

BNDES

O parlamentar elogiou a iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de incorporar em seus contratos de financiamento cláusulas proibindo que seus beneficiados tenham tido alguma ligação com o trabalho infantil ou o trabalho escravo. Os contratos, acrescentou, podem até mesmo ser extintos, em caso de descumprimento dessas cláusulas sociais. Paim salientou ser a primeira vez que um banco público de grande porte incorpora cláusulas sociais - procedimento, segundo ele, elogiado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

No mesmo pronunciamento, o parlamentar pediu anulação de votações para realizar audiências públicas, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), de projetos com requerimento de urgência constitucional apresentados à Mesa.

_ Espero que não haja golpe em Plenário. Projetos que estão na Mesa não podem ser votados nas comissões - afirmou o senador, citando especificamente os projetos que determinam o fim do fator previdenciário e novas normas para reajuste dos aposentados e pensionistas.

O parlamentar ainda destacou os 236 anos da capital gaúcha. Segundo ele, Porto Alegre é respeitada em todo o país, entre outras coisas, por ter sediado o primeiro Fórum Social Mundial e por ter iniciado o orçamento participativo.



25/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim registra os 100 anos da Revolta da Chibata

Revolta da Chibata é tema de reportagem especial da Rádio Senado

Paim homenageia aniversário do líder da Revolta da Chibata

GERALDO CÂNDIDO LEMBRA "REVOLTA DA CHIBATA"

História da Revolta da Chibata será lançada em cartilha

Paim requer voto de aplauso para cidade de Canoas