Paim registra os 100 anos da Revolta da Chibata




O senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou, nesta segunda-feira (22), que há exatos 100 anos 2.300 marinheiros dos encouraçados Minas Gerais e São Paulo, fundeados na Baía da Guanabara, deram início a uma rebelião que ficou conhecida como a Revolta da Chibata. O levante foi motivado pelas humilhações e castigos corporais, que culminaram com as 250 chibatadas aplicadas no marinheiro Marcelino Rodrigues. Sob o comando do gaúcho João Cândido Felisberto, conhecido como o Almirante Negro, estourou a Revolta da Chibata.

- Uma carta reivindicando o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos os marinheiros que participaram da revolta foi redigida. O governo aceitou as exigências, mas, findado o levante, os marinheiros foram presos e, muitos, assassinados. O líder João Cândido, foi expulso da Marinha e internado como louco no Hospital de Alienados, sendo solto dois anos depois. Morreu na miséria, em 1969, no Rio de Janeiro, aos 89 anos - relatou.

Paim lembrou que um projeto de lei de sua autoria, já aprovado pelo Senado, insere o nome de João Cândido Felisberto no livro dos Heróis da Pátria, ao lado de Tiradentes, Zumbi dos Palmares, Sepá Tiarajú, Dom Pedro I e outros. O projeto se encontra tramitando na Câmara dos Deputados.

O senador parabenizou o programa Fantástico, da TV Globo, por reportagem sobre as causas da intolerância e do preconceito crescentes no Brasil. Segundo o senador, negros, homossexuais, travestis, pobres, nordestinos, judeus e palestinos têm sido agredidos nas ruas, assassinados, sofrido agressões verbais e ameaças de morte por grupos neonazistas.

Previdência

Paim também se declarou "totalmente favorável" à desoneração da folha de salários. Ele observou que já havia apresentado um projeto de lei (PLS 205/04) para reduzir em até 20% a incidência da Previdência Social sobre a folha de pagamento, retirando e transferindo gradualmente o desconto para o faturamento (receita bruta) das empresas. Ele disse que vê "com alegria" o fato de o governo estar finalmente se debruçando sobre o tema.

Indústria Calçadista

O senador ainda defendeu uma série de reivindicações do setor coureiro-calçadista do Rio Grande do Sul, formalizadas através de um documento da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Dentre as reivindicações, destaca-se a proteção contra o dumping praticado por Vietnam, Malásia e Indonésia, que exportam para o Brasil. Para o setor, a solução seria a regulamentação da Lei 9019 por parte da Câmara de Comércio Exterior.



22/11/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim homenageia aniversário do líder da Revolta da Chibata

Paim pede voto de aplauso para concurso que tem como tema herói da Revolta da Chibata

GERALDO CÂNDIDO LEMBRA "REVOLTA DA CHIBATA"

História da Revolta da Chibata será lançada em cartilha

Revolta da Chibata é tema de reportagem especial da Rádio Senado

Zambiasi assina manifesto de apoio ao líder da Revolta da Chibata