Paim pede voto de pesar pela morte do sindicalista Tenorinho
O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou nesta terça-feira (23) requerimento solicitando voto de pesar pela morte do sindicalista pernambucano Luiz Tenório de Lima, o Tenorinho, aos 93 anos de idade.
- Luis Tenório deixou um legado de vida e de luta por um Brasil mais justo e soberano. As novas e as futuras gerações o terão como exemplo a ser seguido - disse o senador, ressaltando que o sindicalista foi um combatente da causa dos trabalhadores, do movimento sindical e dos aposentados e pensionistas.
Paulo Paim recordou a trajetória de Tenorinho, fundador da Nova Central Sindical, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e líder do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB) em 1962. Tendo seus direitos políticos cassados por dez anos pelo regime militar, exilou-se em Praga, onde atuou na Federação Sindical Mundial (FSM). O senador recordou que em 1953, Tenorinho foi um dos líderes da chamada Greve dos 700 mil trabalhadores.
Paim recordou ainda que o sindicalista voltou ao Brasil em 1979, recebido por uma multidão. Em 1984, foi eleito para a Câmara Municipal de São Paulo e manteve estreita ligação com sindicatos e movimentos de bairro.
23/02/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado aprova voto de pesar pela morte de sindicalista do RJ
Paulo Paim apresenta voto de pesar pela morte do ex-deputado Ruy Pauletti
Paim apresenta voto de pesar pela morte do ex-ministro Luiz Gushiken
Emilia pede voto de pesar pela morte de Tim Lopes
Aprovado requerimento de pesar pela morte do sindicalista Aldanir Carlos dos Santos
Tuma pede voto de pesar pela morte de Arthur Sendas