Paim presta homenagem a Luiz Viana Filho
O senador Paulo Paim (PT-RS) classificou de "o príncipe dos biógrafos brasileiros" o falecido senador pela Bahia Luiz Viana Filho, cujo centenário de nascimento foi motivo de sessão especial do Senado nesta quarta-feira (26).
- Estamos homenageando quem dedicou sua vida a este país, mesmo tendo nascido em Paris - disse o senador.
Paim traçou um breve histórico da vida pública de Luiz Viana Filho, destacando os atributos literários que o levaram a integrar a Academia Brasileira de Letras e a sua cultura jurídica e jornalística, que fizeram com que integrasse a Academia de Ciências de Lisboa.
Na política, lembrou Paim, Luiz Viana Filho foi deputado federal - à época do primeiro governo de Getúlio Vargas -, governador da Bahia, onde implantou o parque industrial de petroquímica de Aratu, e senador, tendo chegado à Presidência do Senado.
A Biblioteca Luiz Viana Filho é uma homenagem ao senador, que foi ainda professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Empréstimos para o RS
Paulo Paim registrou também em seu pronunciamento a efetivação de acordo entre a Prefeitura de Pelotas (RS), o Banco Mundial (Bird) e o governo federal, que permitiu àquele município a tomada de empréstimo de US$ 18 milhões para obras de saneamento. Ele informou que está lutando para que a Prefeitura de Canoas (RS) também seja beneficiada com um empréstimo do Bird.
26/03/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
SIMON PRESTA HOMENAGEM A SALGADO FILHO
Senado homenageia centenário de Luiz Viana Filho
Senadores celebram centenário de nascimento de Luiz Viana Filho
Garibaldi celebra capacidade política de Luiz Viana Filho
Senado homenageia centenário de nascimento de Luiz Viana Filho
SENADO INAUGURA EXPOSIÇÃO DE ACERVO DE LUIZ VIANA FILHO